quarta-feira, 22 de maio de 2013

HIGIENE ÍNTIMA FEMININA



     O post de hoje é dedicado a todas as mulheres lindas e batalhadores, que cuidam da família, do trabalho (seja ele dento da própria casa ou externo), da beleza, dos amigos, pets e tantas outras coisas que só uma mulher para saber não é? O que precisamos lembrar é que além de dominar todas estas outras áreas temos que reservar um tempinho para nós mesmas, para nosso cuidado pessoal e bem estar. E hoje vamos falar um pouquinho sobre a higiene íntima... Será que você está fazendo isto da maneira certa?
     A mulher moderna vem sofrendo modificações em seu estilo de vida muitas vezes desenvolvendo atividades intensas. O desenvolvimento de tantas atividades, padrões de beleza e o tempo parecendo cada vez mais curto leva as mulheres a utilizar vestuário desconfortável, roupas íntimas sintéticas, trajes de banho por longos períodos, papel higiênico perfumado, pouco consumo de água e consequentemente baixa frequência de esvaziamento da bexiga, uso de diafragma, espermicidas, sexo não programado, entre tantas outras coisas.

   Vamos então para as principais recomendações:

    1. Limpeza da região genital
A limpeza deve concentrar-se na região da vulva, sem se direcionar para a vagina. Portanto sem jatos de água nesta região. Utilize água e sabonete neutro e faça a limpeza de maneira delicada, sem utilizar esponjas, cotonetes ou buchinhas.

    2.Sabonete íntimo


Eles normalmente são indicados para mulheres que possuem infecções ginecológicas frequentes. Converse com seu médico sobre qual o produto ideal para você.

    3.Papel Higiênico




Deve ser utilizado no sentido da vagina para o ânus. Não utilize papeis coloridos ou perfumados, pois estes possuem compostos que podem gerar alergias causando coceiras, fissuras, ardência.

    4. Absorventes




Durante a menstruação a atenção com a higiene íntima deve ser redobrada. Os absorventes tanto internos quanto os externos devem ser trocados de acordo com o fluxo menstrual, porém este intervalo não deve ser superior a 4 horas. Não se recomenda o uso de protetores diários, pois estes abafam a região propiciando a proliferação bacteriana, porém se você não vive sem, procure realizar trocas frequentes e durante a noite dormir sem calcinha.

    5. Lenços umedecidos



Pode ser utilizados como alternativa quando você está em banheiros públicos e não há papel higiênico adequado disponível. Porém evite usar frequentemente.

    6. Calcinha


Deve ser confortável e deixar a pele respirar. Não lave calcinhas em banheiros, pois elas demoram mais para secar e a umidade ajuda na proliferação de fungos e bactérias. A melhor maneira de higienizá-las é com sabão neutro ou de coco. Recomenda-se dormir sem calcinha a fim de deixar a região "respirar", uma vez que esta passou a maior parte do dia com roupas apertadas e abafadas.

    7.  Xixi!!!


Devemos ao longo do dia tomar muito líquido e irmos várias vezes ao banheiro. Os médicos recomendam em intervalos de aproximadamente 4 horas.Recomenda-se também ir ao banheiro após o sexo, pois o jato de urina ajuda a limpar o canal da uretra, evitando as contaminações que podem ocorrer devido a proximidade com o ânus.




Bom meninas espero não ter esquecido de nada. Dúvidas, comentem. Espero que tenham aproveitado estas informações. Uma ótima semana a todas. Beijos.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

DISPEPSIA - "INDIGESTÃO"






NOSSA, ESTOU COM UMA QUEIMAÇÃO!


AI QUE AZIA!


ACHO QUE ME DEU UMA INDIGESTÃO!







    Quem nunca sentiu este desconforto não é? Sensação horrível que consegue acabar com qualquer boa refeição. Nosso tema de hoje é a famosa Dispepsia ou comumente chamada de "indigestão". 
    A Dispepsia  se caracteriza por um conjunto de sintomas relacionados ao trato digestório superior, tais como: espachamento, saciedade precoce, náusea, vômito, pirose (azia), dor retroesternal, entre outros. Se classifica em dispepsia funcional e orgânica, sendo a funcional mais comum.
   As causas orgânicas que podem explicar os sintomas da dispepsia são diversos e podem estar relacionadas a doenças como por exemplo, a úlcera péptica.
     Na dispepsia funcional não se observa uma causa orgânica, ou seja, não se identifica alterações em exames endoscópios que justifiquem os sintomas. As principais causas são: desconhecidas, intolerância ou alergia a alimentos, secreção ácida, fatores de stress psicológico, inflamação da mucosa.
     Existe uma porcentagem importante de pessoas que ainda apresentam sintomas de dispepsia e não procuram o médico optando pela auto-medicação. Quando isto ocorre de maneira esporádica ainda, porém se for frequente merece uma investigação mais criteriosa. Um dos sintomas que é a dor retroesternal pode também ocorrer devido a uma angina ("dor no peito"). Observe:



     


INDIGESTÃO    X   ANGINA


- dor aliviada por antiácido                                                 - dor induzida por exercício
- dor raramente irradia pelo braço                                       - dor irradia pelo braço
- dor induzida por álcool e comida                                      - dor acompanhada de dispneia
- dor produzida por curvar o corpo                                    - dor com reflexo de apertar o tórax


OBS: dor torácica pode ser uma emergência médica!


TRATAMENTO

     Como a dispepsia funcional é a mais frequente vamos nos focar nela, uma vez que pra o tratamento da dispepsia orgânica deve-se focar na doença que a gerou.

    1. Antiácidos

Fatores de escolha:
- palatabilidade
- eficiência
- capacidade de neutralização do ácido

a) Bicarbonato de sódio


    Pessoas que possuem insuficiência renal, cardíaca e hipertensão arterial não devem utilizar este medicamento, pois oferece risco.

b) Carbonato de cálcio

    Cálcio pode induzir secreção ácida rebote, exigindo administração frequente.
    Causa efeito rebote mais importante.


REBOTE ÁCIDO

     Muita vezes após utilizarmos altas doses de antiácidos ou com muita frequência podemos sentir ainda uma queimação, ou ainda esta vir a ser pior após o efeito do antiácido. A isso chamamos rebote  ácido. Mas por que isto ocorre? A grande quantidade de agentes neutralizadores (antiácidos) promove um estímulo ao nosso organismo que leva a secreção de substância que irão promover a secreção de ácido no nosso estômago na tentativa de reverter a ação dos medicamentos. Essa maior quantidade de ácido leva as sensações de queimação.

c) Hidróxido de alumínio e magnésio








     A combinação do hidróxido de alumínio com o hidróxido de magnésio leva a um tempo de ação de 3 a 4 horas. Teoricamente neutralizam os efeitos colaterais um do outro. Enquanto o alumínio gera prisão de ventre o magnésio é laxante, porém na prática nem sempre existe este equilíbrio pois depende de pessoa para pessoa.
    Ainda existe nas farmácias a preparações que contem esses compostos separadamente, porém a combinação se mostra mais vantajosa para a maioria das pessoas.

    OBS: Gostaria de fazer aqui uma observação. Existe nas farmácia um produto muito procurado e que é composto por hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio e ácido acetil salicílico. Conhecido velho de todos o Sonrisal. Devo alertar de que este medicamento não deve ser utilizado para casos de dispepsia.


    Ao fazer a utilização de antiácidos deve-se evitar a administração de outros medicamentos, pois como os antiácidos alteram o pH vão alterar a absorção e consequentemente a ação dos outros medicamentos. Tomar 2 horas antes ou após a ingestão de outros fármacos.


  2. Agentes que aumentam as defesas da mucosa gástrica

São análogos de prostaglandinas, utilizado principalmente na prevenção de lesões na mucosa causadas pelo uso crônico de anti-inflamatórios não esteroidais. Possui como inconveniente a utilização de 4 doses diárias.

a) Sucralfato
  
    Em pH inferior a 4 forma um polímero viscoso e pegajoso. Esse polímero adere a células e crateras das úlceras durante 6 horas. Esse efeito leva a inibição de lesões à mucosa, além de estimular o crescimento epidérmico, restabelecendo o local lesionado.
    Deve ser ingerido em estômago vazio - 1 hora antes das refeições.





 b) Misoprostol

    Diminuem a secreção do ácido. Efeito perdura por 3 horas. Alimentos e antiácidos diminuem a sua absorção. NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS.











    Espero poder ter ajudado um pouco vocês. Vocês irão reparar que nas farmácias existe uma infinidade de medicamentos para a dispepsia, se tiverem alguma dúvida específica sobre algum deles me avisem. Vocês vão perceber que de algum modo eles vão se enquadrando aqui. Muitos são encontrados em combinação e outros utilizam plantas. Mais uma vez lembrando, se esse incômodo for persistente procure um médico, pois pode ser um sintoma de alguma doença mais grave. Beijos e uma ótima semana a todos!










sexta-feira, 10 de maio de 2013

POR QUE NÃO DEVO GUARDAR MEDICAMENTOS NO BANHEIRO?


    O tema do post de hoje foi inspirado em séries e filmes norte - americanos. Acreditem! Essa semana assistindo a TV observei como aparecem cenas onde os personagens se encontram no banheiro abrindo armário sobre a pia que estão abarrotados de medicamentos! E como sofremos, mesmo inconscientes, grande influência da TV, resolvi falar um pouco sobre o assunto.

    Para que os medicamentos tenham ação, estes devem estar em condições adequadas de uso e dentro do prazo de validade. A preservação da qualidade deve ser mantida desde a sua fabricação até o seu uso, pois caso esteja em estado alterado ou fora do prazo de validade ela se torna inativa e até nociva ao usuário.



    A armazenagem domiciliar deve observar as orientações fornecidas pelo fabricante, pois todo medicamento possui características próprias. A manutenção das propriedades dos medicamentos depende da estabilidade, a qual pode ser modificada devido a fatores como:

- luz;
- temperatura;
- umidade;
- radiação;
- entre outros.



    Deve-se portanto, evitar o banheiro e as parte quentes, úmidas e de alta exposição ao sol, como o caso da cozinha, que além de tudo é o local de preparo de alimentos. Tome cuidado também com locais muito baixos e de fácil acesso a crianças e animais, pois como os medicamentos são coloridos se tornam fonte de atração.






    Alguns cuidados auxiliam você a evitar acidentes. Mantenha o medicamento na embalagem original em local fresco e arejado. Não carregue medicamentos em porta luvas de automóveis. Procure guardá-los em recipiente próprio e de preferência com chave. Verifique constantemente o prazo de validade dos medicamentos que você possui em casa. E lembre-se realizar a automedicação é um risco que você corre.







    Hoje foi rapidinho, mas nem por isso menos importante. Caso alguém tenha alguma sugestão de assunto fique a vontade para me falar. Desejo a todos um excelente final de semana especialmente para as mamães. Parabéns!







quinta-feira, 2 de maio de 2013

AI QUE DOR!!!






IBUPROFENO, PARACETAMOL E DIPIRONA

QUAL DELES UTILIZAR?



    Dor consiste numa experiência sensorial e emocional desagradável, associada a uma lesão real ou potencial, ou descrita como tal. Simplificando, dor é um "estado subjetivo", a percepção da dor e a capacidade de suportá-la varia muito de um indivíduo para outro.
















    A dor pode se Aguda ou Crônica

  • Aguda: 
- Tem função de alerta;
- Segue-se a uma lesão tecidual;
- Desaparece com o fim do processo;
- É bem definida no tempo;
- Raramente fatores psicológicos ou a influenciam ou participam como fator primário;

  • Crônica:
- Persiste após a cura da lesão;
- Ou está associada a processos patológicos por meses ou anos;
- Pode ocorrer de fatores ambientais ou psicopatológicos;
- Gera stress físico, emocional, econômico e social relevante;
- Seu diagnóstico e tratamento são mais difíceis;


    Hoje vamos falar mais especificamente sobre a dor aguda e os principais medicamentos utilizados para ela. 


IBUPROFENO









    É considerado o medicamento de primeira escolha para se obter efeito analgésico. Diferente do paracetamol e da dipirona, além do efeito analgésico e antitérmico o ibuprofeno apresenta ainda efeito anti-inflamatório. Pode ser encontrado em diversas formas farmacêuticos em diversas dosagens tais como: xarope, gotas, cápsulas, comprimidos e granulado. O início de ação ocorre cerca de 15 a 30 minutos, dependendo da forma farmacêutica utilizada. Possui duração de 4 a 6 horas. Crianças a partir de 6 meses pode variar de 1 a 2 gotas/kg de peso, em intervalos de 6 a 8 horas (4 a 3 vezes ao dia), não excedendo o máximo de 40 gotas por dose.
    Os comprimidos devem ser ingeridos com um copo cheio de água, não deitando de 15 a 30 minutos após ter tomado.
    Gotas devem ser utilizadas puras SEM diluir em água.
    Ingerir com alimento ou leite para evitar desconforto gástrico.
    Granulados devem ser diluídos em ÁGUA e apenas nela, não utilizar outros líquidos.




PARACETAMOL










   












    Possui ação analgésica. Não altera tempo de sangramento, portanto pode ser utilizadas por pessoas que fazem uso de anticoagulantes. Indicado para dores moderadas como cólicas menstruais, cefaleias (dores de cabeça) e artralgias.
    Analgésico de escolha para dores leves e moderadas na infância e gravidez. 
    Não produzem irritação gástrica.
    Altas doses são hepatotóxicas (tóxicas ao fígado). A dose máxima é de 4 gramas ao dia. Não usar por mais que 5 dias.
    Pode ser encontrado em diversas formas farmacêuticos em diversas dosagens tais como: xarope, gotas, cápsulas, comprimidos e granulado.
     Analgésico utilizado para pacientes com dengue.


DIPIRONA































    Indicada como antitérmica e analgésica. A sua utilização encontra-se restrita em alguns países, devido ao risco da ocorrência de agranulocitose. Agranulocitose é uma doença aguda do sangue, que se caracteriza pela diminuição ou ausência de granulócitos. Estes elementos são nossa principal defesa contra infecções, por isso a gravidade da doença. É bastante raro ocorrer com a utilização da dipirona, porém possível. E apesar de ser raro quando ocorre conosco ou com pessoas próximas números não importam não é? No Brasil e em alguns outros países a dipirona ainda encontra-se de venda livre e é muito consumida pela nossa população. Dentre este 3 analgésicos citados neste post a dipirona deve ser a ultima escolha.






 Esse foi nosso post de hoje! Quaisquer dúvidas é só perguntar. Se você possui algum problema hepático (fígado) ou renal (rins) consulte seu farmacêutico sobre quais analgésicos você pode utilizar e sobre a dosagem ideal para você. Lembre-se se sua dor persistir ao longo de vários dias ou semanas procure seu médico para investigar a causa. Sentir dor não é normal! Obrigada, e até a próxima!