quarta-feira, 16 de outubro de 2013

OMEPRAZOL X PANTOPRAZOL

     
     Como já foi falado neste blog sobre gastrite, dispepsia e outras situações envolvendo fármacos inibidores da bomba de prótons hoje vamos falar mais especificamente sobre estes dois medicamentos o omeprazol e o pantoprazol.

     Os Inibidores da bomba de prótons são fármacos que inibem a enzima H+, K+ - ATPase gástrica (bomba de prótons) e como consequência diminuem a secreção ácida no estômago. Todos esses inibidores da bomba de prótons são pró-fármacos, ou seja, precisam ser `ativados` em ambiente ácido. 

OMEPRAZOL















     Primeiro da classe atinge biodisponibilidade de até 70% com doses repetidas. Seu tempo de meia vida gira em torno de 30 a 90 minutos. Possui duração de ação de 4 a 72 horas.

     O ideal é ser administrado no mínimo 30 minutos ANTES das refeições.

     Não deve ser utilizado em conjunto com antiácidos. 

     Para quem deseja efeitos imediatos omeprazol não é medicamento de escolha.

     Pessoas com doença hepática grave necessitam avaliar uma redução da dose.

     Quando utilizado por muito tempo sua retirada deve ser gradual, desse modo evita-se hipersecreção de rebote.


PANTOPRAZOL



     Possui rápida absorção e uma biodisponibilidade em torno de 77%. A concentração plasmática máxima é atingida em torno de 2 a 3 horas. Assim como o omeprazol possui alta ligação a proteínas. 
  
    Esse fármaco não sofre acumulação, ou seja, seu perfil farmacocinético é mantido independente do número de dose. Esse fato representa uma vantagem quando pensamos em pessoas com insuficiência renal ou hepático, pois com este perfil não é necessário fazer um ajuste de dose. 
     
    Estudos demonstram que o pantoprazol não apresenta interação com antiácidos e outros medicamentos como digoxina, contraceptivos orais, diazepam, fenitoína, entre outros. Portanto é utilizado como fármaco de escolha em pessoas que necessitam utilizar um grande número de medicamentos.

      Quando utilizado por muito tempo sua retirada deve ser gradual, desse modo evita-se hipersecreção de rebote.


     Tanto omeprazol quanto o pantoprazol possuem eficácia semelhante em doses comparáveis. Quer dizer que ambos exercem efeito no que se propõem. As diferenças são muito pequenas, ligadas mais a uma menor interação. Portanto quando ouvirem que um é melhor do que o outro se questionem: Melhor para quem? Você possui insuficiência renal ou hepática? Você faz uso de muitos medicamentos no seu cotidiano? Se a resposta para estas duas perguntas for não, não existe um motivo para melhor ou pior. 
 Não existe necessariamente um medicamento melhor do que o outro e sim o medicamento certo para você. Que não necessariamente seja o mesmo que para o seu vizinho! Espero que tenham gostado deste post.


Boa noite a todos e até a próxima!!!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Whey Protein

                                               
      O Whey protein consiste em um concentrado proteico do soro do leite bovino. Esse concentrado proteico é um subproduto do processo de fabricação de queijos. Possui alto valor nutricional, contendo carboidratos, minerais, proteínas (alfa-lactoalbumina, lactoferrina, albumina sérica, lisozima e imunoglobulinas), alta concentração de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada.
   
  Muitas pessoas acreditam que o único uso para o whey protein esteja relacionado a performance atlética e ganho de massa muscular, porém hoje já se observa a utilização na suplementação alimentar alternativa a intolerantes a lactose, para alergias a proteína, asma, substituto de fórmulas infantis baseadas em leite, câncer de cólon, reversão da perda de peso e aumento da GSH em pessoas portadoras de HIV, entre muitas outras indicações.       

    Essas "novas" indicações para o uso de whey protein estão cada vez sendo mais pesquisadas e vários estudo já estão comprovando sua eficácia. Porém hoje vamos conversar um pouco sobre o uso tradicional, que acredito ser o maior interesse para a maioria, ou seja, o ganho de massa muscular!
 
    A diminuição da massa muscular esquelética está associada principalmente a idade e a inatividade física. Exercícios físicos, principalmente os envolvidos com pesos, impedem a atrofia e favorecem a hipertrofia muscular. Nesse quadro a nutrição também desempenha um importante papel, pois pessoas fisicamente ativas necessitam de um maior aporte proteico. A ingestão de proteínas ou aminoácidos, após exercício físico, favorecem a recuperação e a síntese proteica no nosso organismo. Quanto menor for esse intervalo entre o exercício e a ingestão proteica melhor a resposta anabólica do nosso organismo frente ao exercício.  
     
     Observem que como mostrado anteriormente whey protein é uma fonte riquíssima de aminoácidos, ou seja, fornece substrato para a síntese proteica no músculo o que ocasiona a hipertrofia muscular. Além disso é fonte de gama - glutamicisteína precursora da glutationa (GSH) a qual é depletada durante o estresse oxidativo, em outras palavras, atua como antioxidante intracelular protegendo o músculo de agentes oxidantes.  
  
     Altas doses de whey protein podem causar aumento da frequência de evacuações, náusea, sede, inchaço, câimbras, redução do apetite, fadiga e dor de cabeça. Altera o nível de nitrogênio ureico no sangue (NUS), porém não altera níveis de creatinina sérica.

     Para o desempenho atlético usualmente utiliza-se 1,2 a 1,5g por Kg por dia, porém é recomendado consultar um especialista na área para auxiliá-los e acompanhá-los. Por exemplo um nutricionista. 

     Pessoas que utilizam o medicamento LEVODOPA devem ser acompanhadas ao utilizarem o whey protein.


Espero que tenham gostado desse novo tipo de post, falando um pouco sobre nutracêuticos e que esta informações possam ser úteis. Boa noites a todos e até a próxima!!!