domingo, 2 de março de 2014

Varizes dos membros inferiores



     As varizes dos membros inferiores são manifestações da doença venosa crônica. Sua incidência está relacionada ao gênero (acomete mais mulheres do que homens), histórico familiar, uso de contraceptivos hormonais combinados (anticoncepcionais contendo estrógeno e progestágeno), obesidade, número de gestações e atividade profissional. 
     As veias varicosas são veias dilatadas no subcutâneo com diâmetro maior ou igual a 3 milímetros. A presença desta veias varicosas ocorre por uma obstrução do retorno venoso, por um refluxo ou por ambos (observem na figura abaixo).

     Em nossas veias temos a presença de válvulas que impedem o sangue de retornar auxiliando seu retorno ao coração. Uma lesão na parede desses vasos pode dar início a um processo inflamatório que pode levar a uma dificuldade de ação dessas válvulas e consequentemente causando um retorno venoso e o aparecimento de varizes.

TRATAMENTO

1. Meias elásticas



     Meias medicinais de compressão graduada compatíveis com o diâmetro e conformação anatômica da perna. Ao realizar a compra desta meia o paciente deve procurar o local de venda logo cedo pela manhã para que se possa realizar a correta medida.

2. Prática de exercícios físicos



3. Medicamentos

     Apresento aqui alguns medicamentos, vocês irão notar que quase todos eles são fitoterápicos. Porém vou lembrar-lhes que o fato de serem "naturais" não impedem de serem nocivos quando usados sem orientações ou de forma abusiva. Portanto procure um profissional gabaritado antes de iniciar o uso. Mulheres grávidas não devem fazer uso sem acompanhamento médico. Esses medicamentos também podem ser manipulados.

- Castanha da índia 




- Melilotus oficinalis




- Ginkgo biloba



- Centella asiática



- Picnogenol 



- Quercetina


- Bioflavonoides


4. Métodos cirúrgicos

     O tratamento cirúrgico tem por objetivo abolir o refluxo e/ou desfuncionalizar a a veia varicosa, proporcionando melhoria estética e funcional. Existem várias técnicas para realizar este procedimento, converse com seu médico o qual irá se adequar melhor a você. Caso queiram mais informações deixo aqui o link da diretriz brasileira de tratamento cirúrgico de varizes de membros inferiores.DIRETRIZ TRATAMENTO CIRÚRGICO DE VARIZES DE MEMBROS INFERIORES Nela vocês encontraram informações e discussões sobre as diferentes técnicas cirúrgicas.




Bom pessoal, espero que tenham gostado. A muito tempo não aparecia por aqui e peço que me desculpem. Estou fazendo o TCC da minha pós graduação e o tempo anda curto. Mas qualquer duvida é só deixar nos comentários que respondo! Com relação as varizes vale lembrar a importância de uma dieta equilibrada e de ficar literalmente de pernas para o ar! essa posição auxilia no processo circulatório. Obrigada a todos e um ótimo feriado. Beijos e até a próxima...