domingo, 7 de dezembro de 2014

TABAGISMO

   



 Atualmente o tabagismo é considerado um problema de saúde pública em razão da alta prevalência de fumantes e da mortalidade decorrentes das doenças relacionadas ao tabaco. Caracteriza-se pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, uma das substância presentes no tabaco. 

     Hoje existem mais de 50 doenças relacionadas ao tabagismo atingindo principalmente o aparelho respiratório, cardiovascular, digestivo, geniturinário, neoplasia malignas, entre outros.

     O início do consumo do tabaco costuma ocorrer em sua grande maioria, na adolescência, entre 13 e 14 anos de idade. O consumo mais comum se dá por meio de cigarros, porém pode ocorrer pelo uso de cachimbo, charuto, rapé ou tabaco de mascar. 
     Além dos apontados há ainda a possibilidade do uso passivo, os que costumamos chamar de fumantes passivos.

     O que é um fumante passivo?

    
A fumaça produzida pelo consumo de tabaco possui várias substâncias tóxicas entre elas a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão. O fumante passivo é aquele indivíduo que inala essa fumaça proveniente da queima de todo tipo de tabaco, involuntariamente. Desse modo este indivíduo também está tendo sua saúde exposta a riscos. O tabagismo passivo é considerado a terceira causa de morte evitável do mundo.



     Com o objetivo de combater o tabagismo o Ministério da Saúde apresenta o Programa Nacional de Controle do Tabagismo em parceria com o INCA - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Dentre as ações que integram este programa estão a promoção de ambientes livres de fumo e projetos para a cessão de fumar, entre muitos outros. Hoje vamos conhecer um pouco sobre o tratamento farmacológico do tabagismo.

     O tratamento farmacológico é uma estratégia para aumentar a chance de sucesso porém a motivação pessoal é a chave para o sucesso. Pode ser utilizado também para o tratamento de sintomas de abstinência.

     1. Terapia de Reposição  de Nicotina
     Auxiliar na cessão do tabagismo e no controle de sintomas de fissura. Disponível no Brasil na forma de adesivos transdérmicos, gomas de mascar e pastilhas.

  •  Adesivos Transdérmicos

     Encontrados nas concentrações de 7mg 14mg e 21mg. Deve ser utilizado um adesivo ao dia sendo a troca realizada no período da manhã.
    Duração média do tratamento de 8 a 12 semana podendo chegar até a 6 meses.
    As doses são definidas para cada pessoa de acordo com a média de cigarros fumados por dia. A redução da dose ocorre de maneira gradual. A primeira redução é sugerida após 4 semanas e posteriormente a cada 2 semanas.




  • Gomas de mascar
     Disponível nas doses de 2mg e 4mg, com sabores como menta e frutas.  Duração média do tratamento de 12 semanas com redução gradual de doses. Não deve ser utilizado mais de 24 gomas por dia. A forma correta de uso está na utilização da goma sempre que sentir a necessidade de fumar.
    Mascar a goma até o aparecimento de um forte sabor, deve-se então parar a mastigação e deixar o tablete repousar entre a bochecha e gengiva. Voltar a mascar assim que este sabor desaparecer, repetindo o processo por 30 minutos.



  • Pastilhas
     Disponível nas doses de 2mg e 4mg também com sabores. A liberação de nicotina ocorre de forma mais rápida que nas gomas de mascar. Duração do tratamento também em média de 12 semanas com redução gradual das doses. Pode ser utilizado de 4 a 20 pastilhas por dia conforme a necessidade.

     2. Bupropiona


     Antidepressivo atípico de ação lenta, atua inibindo a receptação de dopamina e noradrenalina e é antagonista de receptores de nicotina o que leva a redução da compulsão pelo cigarro. O tratamento inicia-se 1 semana antes de parar de fumar para que o medicamento possa atingir um estado de equilíbrio. O tempo de tratamento é em torno de 12 semanas podendo ser estendido para 6 meses. A dose máxima recomendada é de 300mg ao dia. Contra indicado para pessoas que possuem epilepsia.




     3. Vareniclina

   



  Agonista parcial de receptores de nicotina, reduzindo fissura e demais sintomas de abstinência. Utilizar 1 a 2 semanas antes de parar de fumar. Tempo médio de tratamento de 3 a 6 meses.  A associação com terapia de reposição de nicotina não é indicada.

   




  4. Nortriptilina e Clonidina


     Terapia farmacológica de segunda linha. Utilizada para pessoas que não possam utilizar ou que não se adaptaram a terapia de primeira linha.
    A nortriptilina pertence a classe do antidepressivos tricíclicos, bloqueia a recaptação de serotonina e noradrenalina.Deve-se parar de fumar de 10 a 28 dias após iniciar o tratamento.
    A clonidina é um agonista pós sináptico com ação alfa2-noradrenérgica. Não se conhece completamente sua ação na cessão do tabagismo. Parar de fumar no 3 dia apos o início do tratamento. Vale ressaltar que a retirada da medicação deve ser sempre gradual.



   
  Como mostra muito bem essa imagem em primeiro lugar é preciso querer. Tomar a iniciativa e buscar ajuda. Peça o apoio de seus amigos e familiares. Livre-se de objetos que o fazem lembrar-se do hábito de fumar, como por exemplo isqueiro e cinzeiros. Procure informações com profissionais da saúde em qualquer dúvida ou situação. Sua saúde agradece e muito. Você consegue!!!

   
Espero que tenham gostado e talvez incentivado algumas pessoas que possuem esse hábito.

Obrigada,
Jessica L. Gehrmann.