sábado, 5 de dezembro de 2015

Diarreia aguda

   
Quem nunca passou por esta situação? E tenho certeza que não apenas uma vez! Porém apesar de corriqueira ela merece a nossa atenção.

A diarreia caracteriza-se pela perda excessiva de água e eletrólitos pelas fezes, clinicamente observada pelo aumento do número de evacuações e/ou pela perda de consistência das fezes. Pode apresentar ainda, produtos patológicos como: muco, pus, sangue ou gordura. É definida como aguda quando possui duração inferior a 14 dias. 

 
  As causas podem ser agrupadas em 4 categorias:

     1 - bacterianas;
  • bactéria invasiva: Principais agentes são Escherichia coli, Shigella, Salmonella, Yersinia enterocolítica e Campylobacter.
  • bactéria toxicogênia (produtoras de toxinas): Principais agentes são Escherichia coli enterotoxigênica e Vibrio cholerae.

     2- virais;
  • Geralmente causada por rotavírus.

     3 - parasitárias;
  • Causada principalmente por protozoários como Entamoeba histolítica e Giardia lamblia.

     4 - não infecciosas;

     Vale ressaltar que a história clínica é muito importante antes que qualquer medida seja tomada. É importante para uma conduta mais precisa, observar se houve viagem recente, alergias a alimentos, outras doenças e uso de medicamentos.

     Porém para qualquer um dos casos, independente da causa, uma medida extremamente importante se faz necessária. Terapia de reidratação oral. Isso mesmo aquele velho sorinho caseiro, hoje em dia também fabricado pelas indústrias farmacêuticas. O objetivo principal é prevenir a desidratação que se caracteriza por pele e mucosas secas, hipotensão (pressão arterial baixa) e taquicardia.

     Outros medicamentos utilizados quando da exclusão de outras doenças são:

* PROBIOTICOS

    Resultado de imagem para enterogermina Resultado de imagem para floratil comprimidoResultado de imagem para repoflor
     São micro-organismos vivos que colonizam e se replicam no trato gastro-intestinas humano promovendo um efeito benéfico. Competem com micro-organismos maléficos, inativam toxinas bacterianas, inibem ligação de toxinas com receptores intestinais, possuem efeito antissecretório e estimulam o sistema imune.


* ANTIBIÓTICOS
 

 Serão recomendados pelos médicos em casos específicos. Os mais utilizados são metronidazol, sulfametoxazol + trimetoprima, ampicilina, eritromicina, amoxicilina.

Resultado de imagem para amoxicilina infantil



Resultado de imagem para sulfa trimetoprimResultado de imagem para ampicilina






* ANTIPARASITÁRIOS/ ANTI-HELMÍNTICOS

   
Resultado de imagem para albendazolResultado de imagem para metronidazol 250 mgResultado de imagem para tinidazol



     Utilizados quando detecta-se a presença de um parasita. Os mais comuns são albendazol, tinidazol, metronidazol.
        Nestes casos é muito importante falar sobre prevenção, que consiste basicamente em medidas de higiene: lavar bem os alimentos, evitar levar a mão a boca sem antes higienizá-la, consumir água filtrada ou fervida, evitar andar descalço. E ainda exigir saneamento ambiental e vigilância sanitária


     Muitas pessoas vão a farmácia a procura de um medicamento para "cortar" a diarreia. Cuidado, nem sempre esta é uma boa alternativa. A loperamida (Imosec) só é indicada para diarreia aguda em casos não infecciosos. Como a maioria dos casos de diarreia aguda tem resolução espontânea em 2 a 5 dias prefira não usá-la sem a indicação de um médico.

 
      Espero ter conseguido esclarecer as dúvidas. Não deixe de comentar! Beijos e até a próxima.

                                                                                                                             Jessica Laís Gehrmann




REFERÊNCIAS

BARBUTI, R.C. Diarréias agudas. Aspectos clínicos, etiológicos e terapêuticos . Disponível em moreirajr.com.br

MORAES, A.C. CASTRO, F.M.M. Diarreia Aguda. JBM, vol 102 n. 2 p 21 - 28. mar/abril;2014.

SAAD, S.M.I. Probióticos e pré bióticos: o estado da arte. Rev brasileira de ciências farmacêuticas col 42, n.1. jan/março; 2016