quinta-feira, 29 de junho de 2017

Módulo II - Série Acne



Hoje falaremos nesse nosso segundo post da série Acne, um pouco sobre o tratamento. O tratamento da acne pode ser tópico ou sistêmico. A escolha irá depender do grau de acometimento.
Nesse post vamos focar no tratamento tópico, o qual é importante em todos os pacientes com acne.

1. Peróxido de benzoíla
Possui ação bactericida, queratolítica e antisseborréica. Deve ser aplicada em toda a extensão de pele (exemplo: face) e não apenas na lesão (espinha). As concentrações disponíveis variam de 1 a 10%. Os principais efeitos adversos são pele seca, eritema (vermelhidão) e descamação.

2. Retinoides tópicos
   
     2.1 Ácido retinóico
Tem ação queratolítica e esfoliante. Previne a formação de comedões. Deve ser utilizado a noite, retirado pela manhã com posterior aplicação de protetor solar. Utilizado em concentrações que variam de 0,01% a 0,1%. Concentrações maiores são eventualmente utilizadas em preparações para peelings (1 a 10%) destinadas ao uso em consultórios e aplicadas por profissional. Os principais efeitos adversos são eritema, descamação e a fotossensibilidade. Não deve ser usado em mulheres grávidas.  

      2.2 Adapaleno
Possui ação queratolítica e atividade anti-inflamatória. Previne a formação de comedões. O Adapaleno promove a renovação celular da pele, de forma menos agressiva que o ácido retinóico. Utilizado na concentração de 0,1%.  É aplicado uma vez ao dia, após higienização e antes de dormir. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Os principais efeitos adversos são coceira, vermelhidão, descamação e queimação.

3. Antibióticos tópicos
Os antibióticos tópicos propiciam, de forma geral, um efeito bacteriostático sobre o P. acnes

    3.1 Clindamicina
Usada na concentração de 1%.  A clindamicina não deve ser usada durante a gestação.

    3.2 Eritromicina
Uso Tópico: de 1% a 4%

4. Outros produtos tópicos
Vou citar aqui alguns outros produtos, porém existem muitos outros disponíveis no mercado.

     4.1 Ácido salicílico
O ácido salicílico é um queratolítico e anti-inflamatório. É usado em loções e sabonetes, geralmente em associação com outras terapias. 

     4.2 Ácido azeláico
Possui propriedades antimicrobianas, comedolíticas e anti-inflamatórias, sendo usado como segunda linha. Pode causar hipopigmentação. Recomenda-se a aplicação inicial noturna (creme a 20%), podendo-se aumentar até 2 a 3 vezes por dia. É útil no verão e em pessoas que não toleram os retinoides tópicos, pois não produz fotossensibilidade

     4.3 Ácido glicólico
Hidratante, esfoliante ou queratolítico, anti-acneico, rejuvenescedor (dependendo da concentração de uso). Posologia De 1 a 10% em cremes e loções e de 20 a 70% para peelings (apenas em consultório médico). O Ácido Glicólico quando aplicado sobre a pele provoca vasodilatação, diminui a espessura e a compactação do extrato córneo, acelera o turnover da epiderme e estimula a síntese de colágeno. Também diminui a adesão entre os corneócitos, melhorando a absorção de outras substâncias associadas.

     4.4 Extrato glicólico de Hamamélis
Possui ação adstringente, descongestionante, anti-oleosidade, anti-acnêica.

     4.5 Extrato glicólico própolis
Possui ação: cicatrizante, anti-inflamatória, bactericida, protetora e regeneradora de tecidos, calmante de irritações da pele.

     4.6 Óleo de Melaleuca
Tem ações anti-séptica, desinfetante, cicatrizante, bacteriostática, germicida, antifúngica.

     4.7 Nicotinamida
O uso tópico é capaz de diminuir o ressecamento provocando sensível melhora na textura da pele, demonstra potente atividade anti-inflamatória. Indicado nas formas leves e moderadas de acne.


Vale lembrar pessoal que existem outros produtos além dos que foram descritos aqui. Muito importante o acompanhamento com o médico e seu farmacêutico. Qualquer dúvida estou a disposição.

Beijos e até a próxima...