quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Minipílulas e Contraceptivos de Emergência



Como prometido, voltei pra conversarmos um pouco sobre Minipílulas e Contraceptivos de Emergência, mais conhecido como "Pílula do dia seguinte".  De novo, em caso de qualquer dúvida é só comentar ou me mandar um e-mail, que eu ficarei muito feliz em responder!

MINIPÍLULAS

São pílulas que contém apenas um hormônio, o progestogênio. É um método utilizado apenas para mulheres que estão amamentando. O efeito contraceptivo é menos confiável do que o da pílula combinada e alterações menstruais são comuns.
Como usar: Inicia-se a cartela 40 dias após o parto ou quando ocorrer a menstruação, 2 dias após. NÃO HÁ PAUSA, as cartelas são tomadas uma após a outra. O esquecimento de uma dose é grave, por isso mulheres que utilizam essa pílula devem prestar muita atenção.















Outras formas: UNIDOSE
Essa é uma excessão, devido a quantidade enorme de progestogênio, esse anticoncepcional é usado por mulher que não estão amamentando. É um anticoncepcional injetável. Causa, devido a alta quantidade do hormônio, diminuição da libido. Podem ocorrer escapes. Seu uso não deve ultrapassar 2 anos, pois causa osteopenia (problemas ósseos).


                              IMPLANON: implante subcutâneo, também contém apenas o progestogênio. Utilizado por mulher que não estão amamentando como alternativa aos anticoncepcionais combinados. Faz-se uma inserção subcutânea do implante.

  


                          DIU: Dispositivo intra-uterino, que libera o progestágeno no local.






 CONTRACEPÇÃO DE EMERGÊNCIA

Famosa "pílula do dia seguinte", é indicada na relação sexual desprotegida, ruptura de camisinha, esquecimento da pílula por mais de 2 dias e em casos de estupro. Apresenta alta carga hormonal de progestogênio, o que a torna androgênica. O que isso quer dizer? Quer dizer que mulheres que usam com frequência a "pílula do dia seguinte" apresentam aumento da oleosidade da pele, o que gera mais acnes; aumento de pêlos. E ainda possuem efeito mineralocorticoide! Ou seja, retenção hídrica, gerando o aumento de peso.
Então mulheres, utilizem apenas em caso de EMERGÊNCIA, pois esta pílula bagunça com todo o seu organismo. É muito mais confiável uma pílula anticoncepcional combinada, além de ser mais segura. 
Enfim para as que precisarem usar, vamos ao Como Usar
A primeira dose deve ser ingerida até 72 horas após relação sexual. De preferência, nem logo após a relação sexual, nem próximo de acabar as 72 horas. A segunda pílula deve ser ingerida 12 horas após se ter ingerido a primeira dose. 
Há ainda o modo de uso moderno . Pode-se ingerir as duas pílulas juntas.
Quero deixar bem claro que após as 72 horas a "pílula do dia seguinte", não faz mais efeito, mesmo se a mulher tomar. Se ocorreu fecundação, a mulher estará grávida. 
Se você utiliza a "pílula do dia seguinte" com freqüência, espero que a partir dessas informações, eu tenha conseguido fazê-la mudar de ideia.




Aqui está exemplificado o modo de usar, e onde se encontra a maior eficácia:





Bom meninas espero que tenha conseguido ajudar vocês! Apenas uma ultima coisa que vale sempre lembrar: Anticoncepcional, seja ele qual for, não te protege de doenças sexualmente transmissíveis, além da AIDS exitem muitas outras. Cuide-se, não previna apenas uma gravidez, mas também sua saúde.

Obrigada!!!







terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ANTICONCEPCIONAIS



TOMAR PÍLULA ENGORDA?

A PÍLULA MELHORA OU PIORA A ACNE?

COM QUAL IDADE POSSO COMEÇAR A TOMAR PÍLULA?

QUANTO TEMPO APÓS O INÍCIO DO ANTICONCEPCIONAL, TEM EFEITO?

...


              Escolhi esse tema para ser o primeiro post do blog, por ser uma classe de medicamentos utilizada por um grande numero de mulheres, que cada vez mais jovens chegam a farmácia procurando, dentro de muitas possibilidades, o seu ideal. Como é um assunto muito extenso, vou falar de maneira resumida. Qualquer dúvida que vocês tenham, é só deixar nos "comentários" que eu respondo.

            Antes de falar sobre os anticoncepcionais propriamente ditos, vamos falar sobre algumas condições.
  • Critérios pessoais:

  1. Idade -  a partir de 16 anos até os 35 anos é o ideal. 
  As pílulas quando usadas por adolescentes com idade inferior a 16 anos, podem interferir no crescimento das mesmas, pois o estrogênio causa o fechamento prematuro das epífeses ósseas. Porém como a procura, nos dias de hoje é muito grande, devido a existência de uma vida sexual já iniciada, existem pílulas com baixíssimas cargas de estrogênios, que podem ser usadas por adolescentes de 14 anos. O ideal seria a partir dos 16 anos. A partir do 35 anos, a mulher que utiliza anticoncepcional deve ser acompanhada por seu médico ginecologista através de exames periódicos.

2. Cigarro -  devido a substâncias presentes no cigarro, mulheres que fumam não devem fazer uso de anticoncepcionais.

3. Doenças - Hipertensão arterial, Diabetes melito - desde que a doença esteja controlada, podem utilizar anticoncepcional acompanhadas pelo medico ginecologista. Caso a doença não esteja controlada, não devem utilizar.
                    - Enxaqueca - mulheres com esta doença não devem utilizar anticoncepcionais.


  • Critérios Familiares (caso alguém da família tenha apresentado):
  1. Evento trombótico (AVC e Infarto) - não deve utilizar anticoncepcional sem acompanhamento médico
  2. Câncer (mama e útero) - não deve utilizar anticoncepcional sem acompanhamento médico

Após todo este questionário respondido, se você não apresenta nenhuma restrição, vamos conhecer as famosa pílulas anticoncepcionais:


PÍLULAS COMBINADAS
São pílulas que possuem uma associação de estrogênios e progestogênios.  Apresentam-se hoje no mercado sobre diversas apresentações sendo elas a monofásica, bifásica, trifásica, tetrafásica e dose única.

a) Monofásico: hoje, são as pílulas mais recomendadas.







Ao utilizar pela primeira vez, essas pílulas devem ser iniciadas no primeiro dia da menstruação. Segue-se tomando 1 pílula por dia sempre no mesmo horário por 21 dias (até o término da cartela). Quando a ultima pílula terminar faz-se uma pausa de 7 dias, começando uma nova cartela no 8 dia. Procure seu farmacêutico para que ele possa lhe informar sobre a pílula ideal pra você, pois cada uma apresenta suas particularidades.



 Os anticoncepcionais Adoless e Mínima apresentam 28 comprimidos, ou seja, inicia-se no primeiro dia da menstruação e segue-se tomando uma pílula por dia (sempre no mesmo horário) por 28 dias. Estas pílulas não apresentam esquema de pausa. Toma-se uma caixa após a outra sem interrupções. São as pílulas anteriormente comentadas utilizas para adolescentes a partir de 14 anos








O anticoncepcional Mirelle e Yas além de muitos outros, apresentam 24 comprimidos, ou seja, inicia-se no primeiro dia da menstruação e segue-se tomando uma pílula por dia (sempre no mesmo horário) por 24 dias fazendo uma pausa de 4 dias reiniciando uma nova cartela no 5 dia da pausa.



b) Bifásico: utilizado hoje para mulheres que reclamam de falta de libido após início do uso de um anticoncepcional monofásico.  Apresentam altas concentrações estrogênicas no início do ciclo, imitando o fisiológico. Porém os efeitos colaterais devido a esse aumento de concentração são mais frequentes.

O início do uso se dá no primeiro dia da menstruação, tomando uma pílulas por dia durante 22 dias, fazendo uma pausa de 6 dias. O reinício, com outra cartela se dá no 7 dia da pausa.

c) Trifásica: tentativa de imitar as condições fisiológicas, porém o risco de um evento trombótico é maior, devido a carga hormonal.

d)Tetrafásica: primeira pílula bio idêntica, ou seja, mesmo hormônio produzido fisiologicamente. Um anticoncepcional relativamente novo no mercado.


e) Dose única: são anticoncepcionais que apresentam carga hormonal altíssima (1 milhão de vezes a mais que o fisiológico). São anticoncepcionais injetáveis  escolhidos muitas vezes pela comodidade, porém o aparecimento de efeitos colaterais é muito maior. Como desvantagens temos a aplicação, que deve ser de maneira correta, por profissional capacitado. O uso não deve ser maior do que 6 meses. 



Início do uso: ocorre a menstruação, espera-se 8 dias, e neste oitavo dias faz-se a aplicação do anticoncepcional.


f) Outras opções:

--> Contraceptivo intravaginais: o comprimido é introduzido na vagina. Usado por mulheres que apresentam muitas náuseas e vômitos, porém apresenta alta carga hormonal.

--> Adesivo transdérmico: são adesivos que contém baixas dosagens hormonais. O adesivo é colado no corpo (em áreas indicadas pela bula) no primeiro dia da menstruação, fazendo-se a troca do adesivo 1 vez por semana, sempre no mesmo dia da semana. Esse esquema é realizado por 3 semanas com pausa de 7 dias e reinício com novo adesivo.














--> Anel vaginal: aplicação de 1 anel por mês, ou seja, insere-se o anel na vagina, onde este permanecerá por 3 semanas, na quarta semana retira-se o anel, fazendo uma pausa de 7 dias. Após a pausa, insere-se um novo anel.





RECOMENDAÇÕES FINAIS:

- usar sempre protetor solar a fim de evitar manchas na pele.
- ao fazer uso de antibióticos, procure usar outro método anticoncepcional, pois ocorre interação entre os dois medicamentos. Ou seja, você pode engravidar se não se cuidar.
- caso ocorram escapes, não se preocupe, o efeito anticoncepcional permanece, porém procure o seu médico para fazer a troca do anticoncepcional.
- caso ocorram reações como dores de cabeça intensas e frequentes, aumento da pressão arterial, aumento da glicose, procure seu médico.
- dependendo da pílula que você tome esta pode ocasionar retenção de líquido, o que acarreta em ganho de peso. Caso isto ocorra, procure seu médico para realizar a troca do anticoncepcional.
- dependendo da pílula utilizada esta pode melhorar ou piorar a acne, ao conversar com o seu farmacêutico e médico, relate sua preocupação, que estes lhe indicarão a melhor pílula para você.





Bom meninas, vou parando por aqui. No próximo post conversamos sobre as minipílulas e pílulas do dia seguinte. Qualquer duvida, comentem... Existem muitos anticoncepcionais nas farmácias hoje, dei apenas alguns exemplos, ao iniciarem o uso procurem sempre por um médico e o farmacêutico.

Obrigada!