quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Minipílulas e Contraceptivos de Emergência



Como prometido, voltei pra conversarmos um pouco sobre Minipílulas e Contraceptivos de Emergência, mais conhecido como "Pílula do dia seguinte".  De novo, em caso de qualquer dúvida é só comentar ou me mandar um e-mail, que eu ficarei muito feliz em responder!

MINIPÍLULAS

São pílulas que contém apenas um hormônio, o progestogênio. É um método utilizado apenas para mulheres que estão amamentando. O efeito contraceptivo é menos confiável do que o da pílula combinada e alterações menstruais são comuns.
Como usar: Inicia-se a cartela 40 dias após o parto ou quando ocorrer a menstruação, 2 dias após. NÃO HÁ PAUSA, as cartelas são tomadas uma após a outra. O esquecimento de uma dose é grave, por isso mulheres que utilizam essa pílula devem prestar muita atenção.















Outras formas: UNIDOSE
Essa é uma excessão, devido a quantidade enorme de progestogênio, esse anticoncepcional é usado por mulher que não estão amamentando. É um anticoncepcional injetável. Causa, devido a alta quantidade do hormônio, diminuição da libido. Podem ocorrer escapes. Seu uso não deve ultrapassar 2 anos, pois causa osteopenia (problemas ósseos).


                              IMPLANON: implante subcutâneo, também contém apenas o progestogênio. Utilizado por mulher que não estão amamentando como alternativa aos anticoncepcionais combinados. Faz-se uma inserção subcutânea do implante.

  


                          DIU: Dispositivo intra-uterino, que libera o progestágeno no local.






 CONTRACEPÇÃO DE EMERGÊNCIA

Famosa "pílula do dia seguinte", é indicada na relação sexual desprotegida, ruptura de camisinha, esquecimento da pílula por mais de 2 dias e em casos de estupro. Apresenta alta carga hormonal de progestogênio, o que a torna androgênica. O que isso quer dizer? Quer dizer que mulheres que usam com frequência a "pílula do dia seguinte" apresentam aumento da oleosidade da pele, o que gera mais acnes; aumento de pêlos. E ainda possuem efeito mineralocorticoide! Ou seja, retenção hídrica, gerando o aumento de peso.
Então mulheres, utilizem apenas em caso de EMERGÊNCIA, pois esta pílula bagunça com todo o seu organismo. É muito mais confiável uma pílula anticoncepcional combinada, além de ser mais segura. 
Enfim para as que precisarem usar, vamos ao Como Usar
A primeira dose deve ser ingerida até 72 horas após relação sexual. De preferência, nem logo após a relação sexual, nem próximo de acabar as 72 horas. A segunda pílula deve ser ingerida 12 horas após se ter ingerido a primeira dose. 
Há ainda o modo de uso moderno . Pode-se ingerir as duas pílulas juntas.
Quero deixar bem claro que após as 72 horas a "pílula do dia seguinte", não faz mais efeito, mesmo se a mulher tomar. Se ocorreu fecundação, a mulher estará grávida. 
Se você utiliza a "pílula do dia seguinte" com freqüência, espero que a partir dessas informações, eu tenha conseguido fazê-la mudar de ideia.




Aqui está exemplificado o modo de usar, e onde se encontra a maior eficácia:





Bom meninas espero que tenha conseguido ajudar vocês! Apenas uma ultima coisa que vale sempre lembrar: Anticoncepcional, seja ele qual for, não te protege de doenças sexualmente transmissíveis, além da AIDS exitem muitas outras. Cuide-se, não previna apenas uma gravidez, mas também sua saúde.

Obrigada!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário