A auto-medicação vem se tornando mais corriqueira a cada dia. E esse quadro não melhora se levarmos em consideração o frequente "empurra, empurra" praticado por tantas farmácias e drogarias somando-se ainda com a indicação de pessoas leigas no assunto (vizinhos, parentes, amigos).
Agravantes ainda, encontramos em pessoas que fazem uso de muitos medicamentos, o uso inapropriado de antimicrobianos (antibióticos) em posologias inadequadas ou para doenças não bacterianas. O uso excessivo de medicamentos injetáveis e prescrições em desacordo com as diretrizes clínicas apenas somam-se para piorar ainda mais o quadro.
Mas afinal, qual o problema nisso tudo?
Não precisamos nem comentar, não é? Acredito que muitas pessoas já tenham percebido só ao imaginarem a situação. Mas aos que continuam céticos vamos dar alguns exemplos das graves consequências a saúde.
O uso IRRACIONAL de medicamentos leva a exacerbação de efeitos adversos, incluindo efeitos letais (que levam a morte). Gera uma eficácia reduzida, devido ao tempo de uso inferior ao necessário ou a uma dose inferior a terapêutica. Resistência a antimicrobianos e a uma farmacodependência.
Vamos falar agora um pouquinho sobre o uso RACIONAL de medicamentos?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde o uso racional de medicamentos ocorre quando "pacientes recebem medicamentos apropriados para sua condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo para si e para a comunidade".
Ou seja o uso racional de medicamentos DEPENDE, além de prescritores e dispensadores, DE VOCÊ.
O farmacêutico está presente também na etapa final da cadeia do medicamento, pois ele é o profissional dispensador, portanto ele possui uma das últimas oportunidades de identificar, corrigir ou reduzir possíveis riscos associados a terapia medicamentos. Então qualquer dúvida que você ainda possua, consulte seu farmacêutico, ele irá lhe informar sobre o uso correto, armazenamento adequado e contribuirá para a sua adesão ao tratamento. Do mesmo modo, se você perceber qualquer reação adversa após o início do tratamento, não fique na duvida, procure um farmacêutico.
Enfim deixo aqui o meu recado! Cuidem da sua saúde de forma inteligente, façam o USO RACIONAL DO MEDICAMENTO. E ao necessitarem de um mediamento seja ele para um resfriado, dor de cabeça ou qualquer outro mal cotidiano, não peçam orientação de pessoas leigas procurem o farmacêutico. Uma ótima semana a todos e até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário