Com o verão chegando os pezinhos começam a aparecer e com isso aquela preocupação de tê-los belos e formosos! E um dos principais empecilhos para este processo são as micoses de unha, denominadas pelos dermatologistas de onicomicoses. Este tipo de micose é muito frequente na população, sendo seu diagnóstico realizado pelo exame micológico direto e cultura. É causado por fungos filamentos não dermatófitos, leveduras e dermatófitos.
É muito importante antes de qualquer conduta investigar se existe uma doença de base responsável por este processo como por exemplo o diabetes e a AIDS. Essas doenças devem ser controladas para que o tratamento tenha bons resultados. Outro fator importante a ser pensado é que o tratamento demanda paciência pois, pode ser bastante longo. Temos três formas de tratamento sendo elas: tópica, sistêmica e combinada.
É muito importante antes de qualquer conduta investigar se existe uma doença de base responsável por este processo como por exemplo o diabetes e a AIDS. Essas doenças devem ser controladas para que o tratamento tenha bons resultados. Outro fator importante a ser pensado é que o tratamento demanda paciência pois, pode ser bastante longo. Temos três formas de tratamento sendo elas: tópica, sistêmica e combinada.
Terapia tópica
Indicada nos casos onde a matriz ungueal não encontra-se afetada, quando existir qualquer contra-indicação de tratamento sistêmico e na profilaxia pós tratamento.
O medicamento ideal é aquele que apresente boa penetração e altas concentrações na lâmina ungueal. Os medicamentos utilizados nesta terapia são a amorolfina , ciclopirox e tioconazol .
A amorolfina é indicada para uso semanal enquanto que ciclopirox está indicado no uso diário. Em ambos os processos deve-se realizar o lixamento da unha semanalmente. A forma de esmalte demonstra ser a mais efetiva. Hoje pode ser encontrada também em farmácias de manipulação.
Terapia Sistêmica
É considerada uma forma de tratamento mais efetiva que a forma tópica. Indicada nos casos onde a matriz ungueal está envolvida. Os fármacos mais utilizados são a Griseofulvina, Terbinafina, Itraconazol e Fluconazol.
A Griseofulvina é utilizada de 500 mg até 1000 mg até a cura clínica, os comprimidos devem ser ingeridos após alimentação, recidivas são frequentes;
A Terbinafina é utilizada na dose de 250 mg por dia por 6 a 12 semanas;
O Itraconazol é utilizado na dose de 200 mg por dia durante 6 a 12 semanas, os comprimidos devem ser ingerido junto com alimentos;
O Fluconazol é utilizado na dose de 150 mg por semana até a cura clínica.
Terapia Combinada
Nesta forma de terapia faz-se a associação de um fármaco de uso tópico com outro de uso sistêmico. Apresenta a vantagem de diminuir tempo de tratamento e melhorar a efetividade. Porém os estudos ainda não são conclusivos.
O uso de antifúngicos apresenta uma variedade de interações com outros medicamentos e com bebidas alcoólicas.
O consumo combinado de antifúngicos com bebidas alcoólicas leva ao surgimento do "Efeito Antabuse", que consiste no aparecimento de náuseas, vômitos intensos, cefaleias, confusão mental e estado psicótico.
Para quem quiser aprender um pouquinho mais, as informações completas podem ser encontradas no "Manual de Conduta da Onicomicose - Diagnóstico e Tratamento: da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Lembrem-se de sempre consultar um médico. Jamais se automediquem.
Obrigada a todos pela atenção, qualquer dúvida vocês já sabem, estou a disposição. Uma ótima semana a todos e até a próxima!
Excelente dicas sobre micose! Agradeço por compartilhar.
ResponderExcluirGostaria de saber uma farmácia que manipule o esmalte de cloridrato de amorolfina 5%. Se puder me passar o link do site, melhor ainda.!
ResponderExcluirÉ POSSIVEL UM ESMALTE COM A ASSOCIAÇÃO AMOROLFINA 5% +CICLOPIROx 8% + TIOCONAZOL 28%
ResponderExcluirO Itraconazol é de uso diário?
ResponderExcluirVc leu a matéria meu filho? P.ta mania preguiçosa de não querer ler e perguntar oq ta escrito..
ExcluirPessoal, estou tomando o Cloridrato de Terbinafina e me dá muita dor de estômago, coisa que nunca tive. Se puderem tentar outros medicamentos tópicos primeiro é melhor. E muita limpeza, deixar as unhas "respirarem" sem meias, e cortá-las curtas toda semana. A minha começou pequena, mas com o tempo foi piorando.
ResponderExcluirUsei Loceryl esmalte por um ano e depois de 4 meses a micose voltou. devo repetir o tratamento?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirSó resolvi tratando 2 anos, qdo sumir vc continua pelo menos 6 meses....agora qdo vou a piscina ou praia, passo loceryl antes e depois !!!
ResponderExcluirmuito interessante o estimulo a auto-medicação que voce está promovendo DRA!
ResponderExcluirInteressante e eficaz! num país onde a saúde pública é péssima e os planos de saúde são caríssimos, destinados a poucas pessoas. Parabéns e obrigado Sra. Jessica Gehrmann! Basta ter responsabilidade, boa vontade, paciência e se dedicar ao tratamento, em vez de se acovardar e culpar quem tenta ajudar o próximo.
ExcluirO tratamento de cloridrato de terbinafina é diário? E há possibilidade do fungo voltar depois do tratamento?
ResponderExcluirSó ler a bula, na internet tem. É diário sim e se dá por 12 semanas no máximo. Existe a possibilidade de voltar, ainda mais se for a unha do pé que leva em média 1 ano e maio com tratamento tópico como gostas ou esmalte.
ExcluirO mais indicado é procurar um dermato pra diagnosticar corretamente cada caso, estes medicamentos são caros e perigosos.
ResponderExcluirTOMO FLUCONAZOL UMA VEZ POR SEMANA...JA FAZ 6 MESES. JÁ MELHOROU BASTANTE. A PRIMEIRA VEZ QUE FIZ ESSE TRATAMENTO POR UNS 8 MESES PAREI E VOLTOU NOVAMENTE...DESSA VEZ VOU CONTINUAR POR MAIS UNS 05 MESES...AGORA QUERO COMPRAR O ESMALTE DE FLUCONAZOL TAMBEM. USO TAMBEM O MUPIROX GOTA, MAS NÃO CONSIGO VER MUITO RESULTADO SÓ COM ELE...
ResponderExcluirPosso realizar um tratamento combinado de fluconazol 150mg 1 por semana durante 4 semanas paralelo ao uso de terbinafina 250mg 1 por dia durante 14 dias?
ResponderExcluirja tem mais de 10 anos que tenho micose nas unhas do pé e sempre começo o tratamento, mas nunca termino , qual o remédio mais eficaz para esse tratamento, ja usei fungirox, citroporix agora estou usando lakesia, e tomei o flucunazol 6 meses, mas não acho que eliminou a micose, continuo usando a loção, mas ta sendo dificil combater essa bendida
ResponderExcluirNão inventaram ainda um produto que realmente cure a onicomicose, quem sabe um dia.
ResponderExcluirEu tem micose ma unhas da mão já tame tanta remédio não sei o que fazer mais
ResponderExcluirUsei gotas de agua sanitaria na unha do Pe onde tenho micose e careou bastante,tenta essa tecnica.
ResponderExcluirUsei gotas de agua sanitaria na unha do Pe onde tenho micose e careou bastante,tenta essa tecnica.
ResponderExcluirO único remédio que usei que curou minha unha foi lamisil 250....Mas me parece que n estão fabricando pq n se encontra.....qdo o produto é bom é assim que agem as indústrias farmacêutica. ...tira do mercado
ResponderExcluirSim está no mercado porém é muito caro mas pesquisando acha o genérico.
Excluiro terbinafina é bom porém tem algumas reações visíveis como dor de estômago e dor de cabeça pelo menos nos primeiros dias .
ResponderExcluir