quarta-feira, 24 de abril de 2013

NIMESULIDA X DICLOFENACO







NIMESULIDA

X

DICLOFENACO






    Hoje vamos falar um pouco de alguns famosos! Muito usados por toda a população e em muita quantidade. Também são alvo de muitas indicações de vizinhos, avós, tias e por aí vai. São os anti-inflamatórios. Como são muitos, hoje vamos conversar especificamente sobre o diclofenaco e sobre a nimesulida, acredito que são os mais pedidos nas farmácias. 

    Então vamos as nossas perguntinhas básicas:

- Você sabe o que é uma inflamação?

- Já indicou nimesulida ou diclofenaco para alguém?

- Já tomou por conta própria sem consultar o médico?

- Por que e como utilizou?

- Já sentiu desconforto gástrico após tomar um desses medicamentos e não soube dizer o que era?


   Bom, acho que a maioria de vocês se identificou nas perguntas não? 

INFLAMAÇÃO NÃO É INFECÇÃO

A infecção é causada por organismos biológicos que se instalam no nosso organismo e proliferam.


 A inflamação não é uma doença e sim a resposta a estímulos físicos, químicos ou biológicos que resultam numa complexa mobilização de mecanismos de defesa do nosso organismo. 

A inflamação é dividida em dois tipos a aguda e a crônica. 
  • AGUDA: 
- Duração: pucos minutos a dias
- Geralmente os sintomas são locais

  • CRÔNICA
- Duração: vários dias, semanas, meses...
- Podem gerar sequelas como cicatrizes e perda de função

    Apesar de desconfortável essa resposta do nosso organismo que é a inflamação tem funções importantes como:

- impedir a penetração de invasores;
- matar invasores ou células infectadas;
- reparar o tecido danificado pelo trauma;
- imobilizar o local lesionado;

    Os principais sintomas como todos sabem são:



Calor - Rubor - Inchaço - Dor - Perda da Função


        Sabendo isso, vamos voltar aos nosso fármacos:


DICLOFENACO

    Muito conhecido pelos nomes comerciais de CATAFLAN e VOLTAREN. Agora reconheceram?





    São indicados em processos de artrite reumatoide,  espondilite anquilosante e osteoartrite, como analgésico pós-cirúrgico e em cólicas menstruais.

    Possuem rápida absorção oral, desde que não utilizados junto com alimentos. Porém se faz esta indicação com o objetivo de prevenção de irritações gástricas.

    Possuem efeito anti-agregante plaquetário importante, portanto pessoas que fazem uso de medicamento antiagregantes devem evitar usar o diclofenaco.

     Pessoas que utilizam Digoxina e barbitúricos devem ser acompanhadas pelo médico quando forem utilizar diclofenaco.

    MENORES DE 14 ANOS SEGUNDO A RDC 137 DE 2003 NÃO DEVEM UTILIZAR O DICLOFENACO.

       Pessoas com Hipertensão arterial ao utilizar anti-inflamatórios devem procuram monitorar regularmente a pressão arterial, pois pode haver um aumento nesta.

     OBS: o Cataflan não é medicamento de escolha no alívio de dores decorrentes de processo de gota.


    Muitas pessoas chegam na farmácia com dúvidas sobre qual diclofenaco levar: Diclofenaco Sódico ou Diclofenaco Potássico?






    Bom, ambos são diclofenaco. Não importa muito o sal que os acompanha se é o sódio ou o potássio, ambos vão gerar o mesmo efeito. Há uma pequena diferença quanto a velocidade de absorção e portanto de ação. O diclofenaco de potássio apresenta uma absorção mais rápida que o diclofenaco sódico.


NIMESULIDA






    Indicada como analgésico e anti-inflamatório em inflamações leves e dores musculoesqueléticas, alívio de dores agudas e cólicas menstruais. 

    Não possuem efeito anti-agregante plaquetário, podendo ser utilizado com mais segurança para aqueles que utilizam medicamentos anti-agregantes.

    Apesar de a utilização junto a alimentos retardar a absorção, é recomendado de maneira a prevenir sintomas gástricos desagradáveis.


    OBSERVAÇÕES GERAIS:

     Se preferirem comprar na forma farmacêutica de gotas, a absorção será mais rápida, porém desde que utilizem as gotas puras, ou seja, sem diluir na água.
    Ao tomar qualquer desses medicamentos procure não deitar por pelo menos 30 minutos, assim evita-se sintomas de 'queimação".
    Os comprimidos devem ser ingeridos com 1 copo cheio de água.
    Pessoas com problemas gástricos devem evitar o uso de anti-inflamatórios, porém caso haja a necessidade, buscar orientação e acompanhamento médico.
    Pessoas que possuem asma devem evitar o uso de anti-inflamatórios, porém caso haja a necessidade, utilizar sobre a orientação e monitoramento de um médico.


Como a utilização mais comum para estes fármacos é a dor de garganta vamos fazer o seguinte passo a passo:




1.  Você está grávida ou amamentando, ou possui menos de 12 anos?
Se sim, deve-se procurar o médico.

2. O paciente tem entre 2 a 6 anos de idade? 
Se sim, deve-se procurar o médico, porém a fim de diminuir sintomas como a febre o uso de ibuprofeno e paracetamol infantil é aceitável. É contra - indicado o uso de anestésico tópicos também conhecidas como "balinhas para dor de garganta"!

3. O paciente apresenta febre alta, garganta vermelha e extremamente dolorida?
Se sim, deve-se procurar o médico.

4. O paciente tem outros sintomas que indiquem um resfriado comum?
Caso não haja, deve-se conversar com o  farmacêutico para explorar outras causas.

5. A dor de garganta persiste por mais de 3 dias?
Se sim, deve-se procurar um médico.
Caso a resposta seja não, converse com o farmacêutico e ele junto com você e sua características individuais, vai decidir o que julgar melhor para a sua dor de garganta.





    

Por hoje é só! Qualquer dúvida podem deixar nos comentários ou me enviar por e-mail. Como vocês viram cada medicamento tem suas particularidades que são utilizadas de acordo com cada pessoa. Antes de apenas comprarem o medicamento, procurem conversar com o farmacêutico, como vocês viram a inflamação é a resposta do organismo a algo que esteja acontecendo. E mais do que cuidar dessa inflamação precisamos buscar a causa não é? 

Obrigada, e até a próxima!






57 comentários:

  1. Bem explicativo e bem ilustrado, numa linguagem q todos entendam..parabéns!!! Christiane - RJ

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Obrigada pela explanacao.

    ResponderExcluir
  3. Adorei!! Muito explicativo e de fácil entendimento.

    ResponderExcluir
  4. Muito claro. Parabéns pela explicação!

    ResponderExcluir
  5. Otima explicaçao,didatica,esclarecedora!

    ResponderExcluir
  6. Me indicaram o Nimesulida para o caso de cisto pilonidal, mas sempre tomei o Diclofenaco de sódio, e estou numa duvida, ambos foram indicados por médicos, mas como estava fazendo tratamento bimestrais resolvi trocar o médico e ele me trocou a medicação... mas depois falei com pessoas que me dizeram pra continuar com o Diclofenaco...eu já abri uma vez e coloquei dreno, mas ele volta de tempos em tempos e no momento estou começando a sentir dores, quis voar p ir num médico pois o antiinflamatório só me ajuda se for no inicio mesmo, depois de um tempo só com antibióticos, mas não queria chegar nessa fase... tem como me ajudar em qual dos dois seria mais indicado nesse caso? Muito obrigada! Obs.: so coloquei anonimo porque não consegui colocar denenhuma outra forma, mas me chamo Andressa Souza ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entre os dois eh preferível o diclofenaco pois nimesulida eh muito tóxica pro fígado inclusive não eh indicado tratar qualquer doença crônica com nimesulida devido a essa toxicidade aumentada dela em relacao a outros AINES

      Excluir
  7. show de bolaaaa!!! me esclareceu muitas dúvidas,muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!Valeuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde estou com mta dor de dente e esta muito inflamado minha boca esta mto inchado..estou tomando diclofenaco de sódio qual o risco .. So assim para eu conseguir dormir

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, esclareceu minhas dúvidas..

    ResponderExcluir
  12. Também estou com dor de dente e já não sei o que fazer, ontem fui ao dentista e ela colocou uma abturação provisória, e me disse que voltasse com uma semana, e se continuasse doendo, ela veria o que iria fazer, não sei se vou aguentar uma semana inteira, o que posso fazer galera? Realmente estou muito agoniado com essa dor chata.

    ResponderExcluir
  13. meu filho é alérgico ao diclofenaco, mas sempre receitam nimesulida qdo falo..nunca entendi a diferença pode explicar? qual outro antiinflamatório podemos usar em situações simples?

    ResponderExcluir
  14. Satisfeita,com a explicação. Amei. Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Deixou totalmente a desejar. Explicação superficial sobre as duas substâncias. Não consegui saber, por exemplo, qual dos dois é mais indicado para dor de garganta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Pra mim não esclareceu nada!

      Excluir
    2. Concordo, não ficou clara a diferença entre os dois no caso de dor de garganta.

      Excluir
  16. Muito boa a explicação! Linguagem clara e de áuto entendimento

    ResponderExcluir
  17. Muito boa a explicação! Linguagem clara e de áuto entendimento

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber meu filho ta no início de garganta enflamada possa da o nimesulida sim ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra garganta não tem existe remédio melhor que o INFECTRIN (eu só uso infectrin pediatrico).
      Uso até hoje na minha filha que tem 22 anos
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  19. Ele pesa 29 kl tem 7 anos o hospital daqui ta lotado gostaria de sabe se nimesulida faz efeitoefeito em guanto tempo por favo me ajude☝☝☝☝🎀?????

    ResponderExcluir
  20. Ele pesa 29 kl tem 7 anos o hospital daqui ta lotado gostaria de sabe se nimesulida faz efeitoefeito em guanto tempo por favo me ajude☝☝☝☝🎀?????

    ResponderExcluir
  21. Diclofenaco potássio só durante uma semana ....Diclofenaco de sódio pode ser usado por muito mais tempo ( até meses ).
    Consulte um médico ( antiflamatório se usado por muito tempo pode afetar os rins )

    ResponderExcluir
  22. Queria saber. Tenho gastrite mas estou precisando tomar anti-inflamatório qual o menos me faria mal?

    ResponderExcluir
  23. Tomei nimesulida para dor de dente...em 15 minutos o remédio fez efeito e a dor passou...vou continuar tomando por 3 dias para que o dente desenflame

    ResponderExcluir
  24. Muito bom os dois principalmento quando eu sofria com dor de dente. Alivia a dor mais rapido que outros analgesicos.

    ResponderExcluir
  25. Posso tomar Spidufen e 2 horas depois tomar Nimesulida? Please

    ResponderExcluir
  26. MT BOA A EXPLICACAO, COMO ESTOU COMEÇANDP AGORA LEIO TD P ENRIQUECER MEUS CONHECIMENTOS
    ME CHAMO CARLA SIMONE MEU EMAIL csm_carsi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde estou com bartolinite. Já é a 4 vez que me dá. Já comentei com minha ginecologista. Mas ela não vê necessidade. Pois custa pra voltar.Tenho consulta marcada com ela pra daqui alguns dias. Consultei com um clínico que receitou azitromicina por 6 dias. Antes disso já tinha tomado cataflan por 5 dias. Só que não drenou e continua doendo.Preciso de outro antiflamatório de efeito rápido.Só até o dia da consulta q será daqui a 3 dias. Por favor alguém pode sujerir um que alivie e que possa drenar voluntariamente?

    ResponderExcluir
  28. Diclofenaco e menos agressivo ao organismo que o torsilax?um pode ser escolhido em detrimento ao outro?
    Guimb@msn.com

    ResponderExcluir
  29. Diclofenaco e menos agressivo ao organismo que o torsilax?um pode ser escolhido em detrimento ao outro?
    Guimb@msn.com

    ResponderExcluir
  30. nem a pau que vou ler tudo isso...

    ResponderExcluir
  31. eu dei o cataflan pra minha filha as 15:00 hrs da tarde e no mesmo dia dei o Nimelit ás 22:10. Faz algum mal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu fiquei com medo porque na bula do Nimelit estava escrito para nao usar junto dele outros antiflamatórios não-esteroide

      Excluir
  32. Tirou muitas dúvidas, antibiótico ou antiinflamatório..Ir ao médico é o mais certo a fazer sobretudo quando já não está mais no início e para ter receita para comprar, o importante​ é respeitar os prazos não ultrapassar​ até 5 dias caso uso antiinflamatório e tomar ininterruptamente o antibiótico por 7 dias. Febre e ou garganta vermelha terá tomar antibiótico ex. amoxicilina.. Garganta doendo ao engolir, se no início, ex. Ibuprofeno 3x dia 7, 15, 23 h, no máximo até 5 dias, se não melhorou, provavelmente, é caso tomar antibiótico, precisará RECEITA.

    ResponderExcluir
  33. mimesolida sobe a pressão

    ResponderExcluir
  34. Nossa, queria agradescer a você, me ajudou a tirar muitas dúvidas sobre o remédio nimesulida, fiz uma breve pesquisa em seu site e neste aqui e gostei muito do que achei.

    ResponderExcluir
  35. No caso de garganta irritada por conta da tosse alérgica qual tomo? Já estou tomando antialergico.

    ResponderExcluir
  36. muita cautela nas explicações e muito "em cima do muro" SEM NOVIDADES...

    ResponderExcluir
  37. Não atendeu à expectativa criada com o título

    ResponderExcluir
  38. Segundo pesquisas recentes, a Nimesulida é altamente tóxica para o fígado, e já está proibida a venda em vários países, e o Diclofenaco causa sérios problemas no coração, segundo estudos realizados por cientistas na Dinamarca, após estudos em 6 milhões de pessoas.
    Não tomem nenhum destes dois medicamentos sem falar primeiro com o seu médico de confiança.

    ResponderExcluir
  39. Tem que tomar um por dia isso msm?
    Estou com alergia na pele....

    ResponderExcluir