sexta-feira, 5 de abril de 2013

Automonitoramento da glicemia capilar



  
O QUE É?


POR QUE FAZER?


COMO FAZER?


QUANTO FAZER?




  
O principal objetivo do tratamento do Diabetes Mellitus está no alcance de uma glicemia referencial além de mantê-la dentro deste parâmetro. Com isso é de extrema importância o monitoramento da taxa de glicemia a fim de se evitar tanto a hiperglicemia quanto a hipoglicemia. E isso já pode ser feito pela própria pessoa em sua casa, através de aparelhos denominados glicosímetros.



















Vale lembrar que como o próprio nome diz, o procedimento de verificação da glicemia capilar é utilizada apenas para monitoramento, não serve para fins de diagnóstico.

    Então vamos voltar as nossas questões:

    - O que é?

    A automonitorização é a prática  da pessoa portadora de Diabete Mellitus de aferir regularmente a sua própria glicemia através de aparelhos de uso doméstico. O teste de glicemia capilar permite conhecer os níveis de glicose no decorrer do dia em momentos que interessem a pessoa e ao médico acompanhar como por exemplo: a eficiência do plano alimentar, da medicação de uso oral e principalmente no uso da insulina além de mudanças no tratamento, da prática de exercícios entre outros. Enfim a Glicemia capilar revela como ESTÁ a glicemia naquele momento pontual em que é feita a aferição, refere-se ao AGORA. 

    - Por que fazer?

    A monitorização da glicemia é a principal forma de acompanhar o tratamento e entender o funcionamento do organismo a alimentos, exercícios e a utilização de medicamentos.  Com os dados obtidos por meio do controle glicêmico é possível :
  • Identificar tendências de oscilação da glicemia;
  • Conhecer fatores que causem hipo ou hiperglicemia;
  • Identificar necessidade de mudança no esquema terapêutico;
  • Avaliar o impacto de atividades físicas;
  • Avaliar ação dos medicamentos;
    - Como fazer?

    Para realizar o teste da glicemia capilar é preciso estar munido do seguinte kit:
  • monitor de glicemia
  • tiras reagentes
  • lancetador
  • lanceta
  • álcool
  • algodão
    Tanto a lanceta quanto a tira reagente são materiais descartáveis, portanto devem ser utilizados apenas UMA vez.

    A primeira coisa a ser feita é lavar bem as mãos com água e sabão. Em seguida a pessoa encaixa a lanceta no lancetador e ajusta o nível de perfuração de acordo com a espessura do dedo de cada um. Pessoas mais cheinhas devem ajustar o lancetador para um nível maior de perfuração, enquanto pessoas magrinhas podem utilizar um nível menor de perfuração. 




Feito isto a pessoa deve limpar o dedo a ser furado com um algodão embebido em álcool e esperar secar.  Coloque a tira reagente no local indicado do aparelho. 


    O aparelho irá mostrar a figura de uma gota de sangue, indicando que está pronto para fazer a leitura. Desse modo a pessoa ira perfurar o dedo com o lancetador e colocar a gota de sangue no local indicado da fita reagente. Em alguns instantes o monitor faz a leitura da glicemia. O resultado do teste irá assinalar a glicemia momentânea e é importante saber interpretá-la. Em jejum, após acordar, a pessoa deve estar com glicemia inferior a 110 mg/dL e superior a 70 mg/dL  e duas horas após a refeição (almoço ou jantar) deve estar menor que 140mg/dL, porém procure conversar com o médico sobre o que esperar e os objetivos a atingir.

    OBS: para garantir a obtenção de resultados precisos, certifique-se de que o número de código exibido no sensor seja o mesmo do quadro azul localizado na lateral do frasco de fitas reagentes. Ao visualizar a palavra COdE e o número do código no visor utilize os botões para confirmar o código ou para procurar pelo código correto. A cada novo frasco de fitas reagentes um novo chip é enviado com um novo código, preste atenção para realizar a troca, pois caso esqueça suas aferições estarão incorretas.  Procure sempre anotar os resultado encontrados e a situação em que foi verificado (jejum, após refeição, exercício, etc) e leve consigo sempre que retornar ao médico. Existem atualmente várias modelos de aparelho no mercado, em caso de qualquer duvida sobre o funcionamento vá até uma farmácia e procure pelo farmacêutico. Uma dica é procurar no serviço de saúde da sua cidade quais são as fitas reagentes que são disponibilizadas pelo SUS, desse modo você compra apenas o aparelho e tem as fitas reativas fornecidas gratuitamente. O custo desse automonitoramento ainda é caro aqui no Brasil, porém se você tem condições procure realizá-lo, pois o ajudará muito no tratamento de um modo geral.



    - Quanto fazer?

    A frequência de aferições é determinada individualmente dependendo da situação clínica, do plano terapêutico, do esquema de utilização de medicamentos, portanto procure estabelecer junto ao seu médico lembrando sempre de anotar suas aferições.




 Existem muitos tipos de aparelhos mais modernos que o apresentado aqui que fazem o monitoramento da glicemia, porém também são muito mais caros. Caso haja alguém com alguma dúvida nesses aparelhos por favor deixe nos comentários que ficarei feliz em responder, assim como aqueles que tiverem dúvidas sobre este post! Deixo aqui ainda um link de um vídeo muito bacana que resume tudo o que vimos sobre o Diabetes aqui. Caso alguém tenha ainda alguma sugestão ou dúvida sobre este assunto é só dizer! Minha amiga Fabi espero que tenha gostado doa serie de post! 






 VIDEO DIABETE MELLITUS 






    



Um comentário:

  1. Prezada doutora é relevante o serviço que você presta a humanidade por isso lhe parabenizo, tenho muitas dúvidas sobre os glicosímetros exemplo uma pessoa que não usa medicanto para hiperglicemia nem insulina e faz constantemente esse exame e dá sempre normal que conclusão ele pode chegar? Fico grato pela atenção gostaria de adicioná-la a meu face Souza almeida sou de salvador sou matemático, abraços.

    ResponderExcluir