terça-feira, 26 de março de 2013

DIABETE MELLITUS TIPO 2





    O Diabete Mellitus tipo 2 corresponde a 90% dos casos de diabetes. É também chamada de "diabetes do adulto", pois é mais frequente em obesos acima de 40 anos, embora atualmente observe-se também em pessoas mais jovens devido a maus hábitos alimentares e estilo de vida sedentário.
    A causa do Diabete Mellitus tipo 2 é devido a uma não produção de quantidade suficiente de insulina ou a uma incapacidade celular do organismo de usar a insulina produzida. Lembrando que a insulina é o hormônio que ajuda o corpo a absorver glicose e usá-la para produzir energia.

  • SINTOMAS 



  • TRATAMENTO
    Os objetivos do tratamento são: corrigir a hiperglicemia, conduzir o paciente a massa corporal considerada ideal, dar ao diabético condições de bem estar e vida normal na comunidade social e a prevenção das complicações da doenças.


    - NÃO FARMACOLÓGICO






    Relacionado ao estilo de vida. Envolve exercícios moderados regularmente, alteração da ingestão calórica e redução da massa corporal.






    - FARMACOLÓGICO

    1. Fármacos que estimulam a secreção de insulina
Auxiliam as células a promoverem a entrada de glicose na célula através do aumento da secreção da insulina.
    
    * Sulfoniluréias 
Utilizado por pessoas com Diabete Mellitus tipo 2, NÃO OBESOS, após 2 a 3 meses de dieta. Contra indicado para pessoas com disfunção renal (rins), hepática (fígado) e gestante pois contem enxofre em sua fórmula.
São utilizado 30 minutos antes das refeições. Podem ocorrer reações alérgicas, por isso é muito importante o uso de protetor solar.











    * Metiglinidas
    Deve ser utilizado imediatamente antes das refeições. Uma refeição é igual a uma dose. Sem refeição, se dose. Podem ser utilizadas em mono terapia ou associado a outros fármacos.






    2. Fármacos que aumentam a ação da insulina endógena
Auxiliam as células a promoverem a entrada de glicose na célula através do aumento da sensibilidade de receptores a glicose.

    * Biguanidas
Indicado para o Diabete Mellitus tipo 2, OBESO. Utilizadas durante ou após as refeições a fim de evitar o gosto metálico. É contra - indicado para gestantes, pessoas com disfunção renal (rins), hepática (fígado) e pacientes com risco cardiovascular evidente. É comum reações de náusea, vômito e diarreia além do paladar metálico. Essa classe de medicamentos não apresenta indicação apenas no Diabetes Mellitus, portanto se seu médico indicou a você um desses medicamentos e você não e diabético, não se assuste. Também é utilizado no tratamento de dislipidemias isoladas e na síndrome do ovário policístico.





     * Glitazonas
Pessoas com Diabete Mellitus tipo 2 que não respondem satisfatoriamente a dieta. Utilizado como mono terapia ou em associação a metformina, uma vez ao dia. Não sofre interferência de refeições.




    3. Fármaco que reduz a velocidade de absorção da glicose

* Inibidor da alfa glucosidase
Consiste em um fármaco que inibe a enzima alfa glucosidase e consequentemente retarda a absorção de glicose. Utilizado para pacientes diabéticos que possuem dieta rice em amido. Deve ser utilizado imediatamente antes das refeições, com a primeira porção de alimento. Pessoas que fazem uso desse medicamento podem observar flatulência, meteorismo e diarreia. Orienta-se o consumo de fibras.






   4. Fármaco que inibe a degradação do GLP-1

    * Inibidor da peptidase  - 4 dipeptidila
Utilizado como monoterapia ou em associação a metformina.














Bom pessoal, também de modo resumido um pouco sobre o Diabete Mellitus tipo 2. Existe muitas informações sobre esta doença procurem conversar e esclarecer suas duvidas sempre com o seu médico e farmacêutico. Também estou a disposição! As orientações sobre hipoglicemia, cuidados e higienizações dos pés que também são muito importante aqui, eu já deixei explicadinho no post anterior, deem uma olhadinha lá!Ainda temos muito o que conversar sobre este assunto... Próximo post acredito que falaremos um pouco sobre o monitoramento da glicemia. Mais uma vez, se você tem Diabete Mellitus, cuide-se pois as consequências de uma hiperglicemia não controlada, no futuro são graves. Beijos e até a próxima...









Nenhum comentário:

Postar um comentário