sábado, 15 de junho de 2013

INTERCAMBIALIDADE DE MEDICAMENTOS. Isso é permitido?




    Boa tarde pessoal! Hoje o assunto tenho certeza, é do interesse de todos.
   Quem nunca foi a uma farmácia com uma receita médica e foi questionado se não gostaria do genérico daquele medicamento? Muitos ficam até irritados com o atrevimento da pergunta! Emburrados pensando que a pessoa está tentando lhes "passar a perna". Muitas vezes o próprio médico o adverte. Mas afinal de contas isso está certo ou errado? Vamos descobrir? A este processo damos o nome de INTERCAMBIALIDADE DE MEDICAMENTOS.

    Primeiramente vamos a umas definições básicas sobre esse assunto. Não se preocupem é bem rapidinho!

- Medicamento de referência

    Consiste em um medicamento INOVADOR registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no país, cuja segurança, eficácia e qualidade foram comprovados cientificamente junto ao órgão federal por ocasião do seu registro. 
    Exemplo:Tylenol

- Medicamento Genérico

    Medicamento uníssono a um produto de referência que se pretende ser com este intercambiável. Geralmente é produzido após a expiração ou renúncia da patente ou outros direitos de exclusividade. Comprovada segurança, eficácia e qualidade.
    Exemplo: Paracetamol


- Medicamento similar

    Aquele que contém o mesmo ou mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação farmacêutica e que é equivalente ao medicamento registrado em órgão federal responsável pela vigilância sanitária. Pode DIFERIR SOMENTE em características como forma, tamanho, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos. Deve ser IDENTIFICADO POR MARCA OU NOME COMERCIAL.
    Exemplo: Tylidol, Tylol



    A Intercambialidade de medicamentos é regulamentada pela RDC n 16/07. Ela permite ao FARMACÊUTICO substituir o medicamento de referência pelo seu medicamento genérico correspondente e vice e versa.
    Sempre que houver a substituição do medicamento, o FARMACÊUTICO deve indicá-la na recita médica, carimbar, datar e assinar.
     
    Mas por que posso trocar um medicamento de referência por um genérico ou vice e versa?

Simplesmente porque são equivalentes terapêuticos, ou seja, apresentam os MESMOS EFEITOS em relação a eficácia e segurança após a sua administração da mesma dose.


     O medicamento similar SÓ PODE SER DISPENSADO se prescrito pelo seu nome comercial.



    Existe apenas um porém, o SUS. O serviço farmacêutico no SUS ocorre mediante o recebimento de uma prescrição médica (receita médica) e a dispensação do medicamento ocorre conforme a sua disponibilidade. Por este motivo, no SUS é possível que um medicamento similar seja dispensado no lugar de um medicamento genérico. Porém em FARMÁCIAS E DROGARIAS PRIVADAS ESSA NORMA NÃO SE APLICA.

    Outra observação importante. NÃO É PERMITIDA A SUBSTITUIÇÃO DE QUALQUER MEDICAMENTO INDUSTRIALIZADO PRESCRITO, POR MEDICAMENTOS MANIPULADOS.

      Quando o médico escrever de próprio punho que não deseja que se realize a intercambialidade, deve-se dispensar apenas o medicamento que está prescrito na receita médica.

      E para vocês terem certeza de não estarem sendo enganados, uma medicamento genérico deve ter as seguintes informações:



    E agora pessoal, sentem-se mais seguros para a utilização de medicamentos genéricos? Perguntem nas farmácias, pesquisem. Geralmente o medicamento genérico tende a ser um pouco mais em conta. A gente sabe que saúde é fundamental por isso a utilização do mediamento muitas vezes é indispensável, porém existem determinados medicamentos que são muito caros. Vale a pena conferir e cuidar bem de si mesmo! Beijo a todos e até a próxima!







3 comentários:

  1. adorei pois vou fazer uma prova de balconista, e essas informações mim ajudaram.

    ResponderExcluir
  2. Posso intercambializar um simiular de referência com outro silimar de referência, logico de mesmo principo ativo?

    ResponderExcluir
  3. Minha vida é linda graças a você, Mein Helfer. Senhor Jesus em minha vida como uma luz de vela na escuridão. Você me mostrou o sentido da fé com suas palavras. Sei que mesmo quando chorei o dia inteiro pensando em como me recuperar, você não estava dormindo, você era querido por mim. Contactei o centro de ervas Dr. Itua, que vivia na África Ocidental. Um amigo meu, aqui em Hamburgo, também é da África. Ela me falou sobre ervas africanas, mas eu estava nervoso. Tenho muito medo quando se trata da África, porque ouvi muitas coisas terríveis sobre elas por causa do meu cristianismo. Deus pela direção, dê um passo ousado e entre em contato com ele no e-mail e depois vá para WhatsApp, ele me perguntou se eu podia vir para tratamento ou se eu queria uma entrega, eu disse a ele que queria conhecê-lo que comprava bilhete de duas maneiras para a África Para encontrar a Dra. Itua, eu fui lá e fiquei sem palavras das pessoas que vi lá. Patentes, pessoas doentes. Itua é um deus enviado ao mundo, contei ao meu pastor o que estou fazendo, o Pastor Bill Scheer. Temos uma verdadeira batalha belíssima com o Espírito e a Carne. Adoração naquela mesma noite. Ele orou por mim e me pediu para liderar. Passei duas semanas e dois dias na África, na casa da Dra. Itua Herbal. Após o tratamento, ele me pediu para encontrar sua enfermeira para o teste de HIV quando eu o fizesse. Deu negativo, pedi a meu amigo para me levar a outro hospital próximo quando eu chegasse, deu negativo. Eu estava branco com o resultado, mas feliz dentro de mim. Fomos com o Dr. Itua, agradeço-lhe, mas explico que não tenho o suficiente para mostrar-lhe meu apreço, que ele compreende minha situação, mas prometo que ele testemunhará sobre seu bom trabalho. Graças a Deus por minha querida amiga Emma, sei que poderia estar lendo isto agora, quero agradecer-lhe. E muitos agradecimentos ao Dr. Itua Herbal Center. Ele me deu seu calendário que eu coloquei na parede de minha casa. O Dr. Itua também pode curar as seguintes doenças, HIV, Herpes, Hepatite B, Fígado Inflamatório, Diabete, câncer de bexiga, câncer de cérebro, câncer de esôfago, câncer de vesícula biliar, doença trofoblástica gestacional, câncer de cabeça e pescoço, linfoma de Hodgkin. Câncer de intestino, Câncer de rim, Leucemia, Câncer de fígado, Câncer de pulmão, Melanoma, Mesotelioma, Mieloma múltiplo, Tumores neuroendócrinos. Linfoma não-Hodgkin, Câncer oral, Câncer do ovário, Câncer sinusal, Câncer de pele, Sarcoma de tecido mole, Câncer de coluna vertebral, Câncer de estômago. Câncer de testículo,Câncer de garganta,Câncer de tiróide,Câncer de útero,Câncer de vagina,Câncer Vulvar,Desordem bipolar,Câncer de bexiga,Câncer colorretal,HPV,Câncer de mama,Câncer anal. Câncer de apêndice,Câncer de rim,Câncer de próstata,Glaucoma.., Catarata,Degeneração macular,Câncer de adrenalina,Câncer de ducto biliar,Câncer de osso,Doença cardiovascular,Doença pulmonar,Próstata aumentada,Osteoporose,Doença de Alzheimer,Câncer de cérebro.Demência.Fraca Ereção,Feitiço do amor,Leucemia,Fribróide,Infertilidade,Doença de Parkinson,Doença inflamatória intestinal,Fibromialgia, recuperar sua ex. Você pode contatá-lo por e-mail ou drituaherbalcenter@gmail.com, ..WhatsApp número de telefone + 2348149277967 ... Ele é um bom médico, fale com ele gentilmente. Tenho certeza de que ele também o ouvirá.

    ResponderExcluir