terça-feira, 16 de julho de 2013

Dispositivos Inalatórios. Como devo utilizá-los?


       Nas ultimas décadas houve grandes mudanças na eficiência da administração de medicamentos por via inalatória. Hoje já temos espaçadores, inaladores de pó e mais recentemente os aerosóis. 
    A via inalatória apresenta melhor risco benefício no tratamento da asma, quando comparada as demais. Possibilita a ação direta dos medicamentos possibilitando efeitos mais rápidos e com menor dosagem o que leva a um menor índice de efeitos colaterais. 
    Três fatores afetam a deposição do medicamento, sendo eles: o tamanho da partícula; o modo de inalação e o grau de obstrução da via aérea.

     Vamos  conhecer um pouco mais sobre esses dispositivos? A forma de usar afeta e muito o tratamento da asma. Para mostrá-las a vocês optei por vídeos, acredito que fique muito mais didático observar do que apenas ler um passo a passo. Mas caso tenham alguma dúvida não deixem de questionar.

  • Dispositivo de Pó seco
    São considerados os dispositivos mais fáceis de usar, pois exigem menor coordenação entre o acionamento e a inspiração. Neste dispositivo o aerossol é gerado e disparado apenas pela inspiração do paciente, porém demanda maior esforço por parte do usuário.

      - Turbohaler




Primeiro com multi-doses. O preparo da dose e a técnica de uso são simples. Crianças menores de cinco anos apresentam dificuldades em utilizar este dispositivo por dificuldade em gerar fluxo respiratório suficiente. 
Para saber como utilizar de maneira adequada assista o vídeo:





        - Aerolizer



Dispositivo de dose única, que apresenta maior eficiência com altos fluxos respiratórios. Considerado o de menor custo além de disponível para o maior número de medicamentos. Para saber como utilizar de maneira adequada assista o vídeo:






    - Diskus ou Accuhaler


Dispositivo com marcador unitário de dose que funciona muito bem com baixo fluxo de ar. Por este motivo, pode ser utilizado por crianças com idade superior a três anos.  Um dos maiores atrativos deste dispositivo é a presença de marcador de dose que permite certificar que o medicamento foi inalado e saber quantas doses ainda restam. Para saber como utilizar de maneira adequada assista o vídeo:






    - Handihaler




Dispositivo com funcionamento adequado com fluxos respiratórios baixos. Dispositivo de custo elevado. Para saber como utilizar de maneira adequada assista o vídeo:









    - Novolizer


Dispositivo libera dose do medicamento apenas quando o paciente gera fluxo respiratório mínimo, possui refil. Porém de custo relativamente alto. Para saber como utilizar de maneira adequada assista o vídeo:






- Easivent ou pluvinal



Dispositivo de alta resistência, multi-dose e muito parecida com o turbohaler, no qual o medicamento encontra-se misturado com lactose e magnésio. Seu reservatório é transparente permitindo ao paciente a visualização da redução progressiva do pó.






  • Aerossóis dosimetrados
    Dispositivos mais utilizados na terapia inalatória, em seu reservatório o medicamento encontra-se junto a um propelente, surfactante e lubrificantes. A pressão dentro do dispositivo é aproximadamente quatro vezes maior do que o da atmosfera. Ao utilizar o dispositivo recomenda-se uma distância de 3 a 5 cm da boca devido a velocidade de saída do medicamento. Destaca-se a necessidade de técnica para a utilização deste tipo de dispositivo, pois é necessária a coordenação entre o disparo do aerossol e o início de uma inspiração lenta e profunda, com posterior pausa respiratória de aproximadamente 10 segundos. Apresenta como vantagens o fato de serem portáteis de bolso, custo inferior a maioria dos dispositivos de pó, apresentam-se em multiplas doses e estão disponíveis para a maioria dos medicamentos. Sua principal desvantagem encontra-se na realização da técnica adequadamente.

Técnica de uso:
1.  Retirar a tampa e agitar o dispositivo;
2. Posicionar o bocal verticalmente a 3 - 5 cm da boca;
3. Manter a boca aberta;
4. Expirar normalmente;
5. Acionar no início da inspiração lenta e profunda;
6. Fazer pausa pós respiratória de no mínimo 10 segundos;
7. Expirar normalmente;
8. Repetir a dose quando indicado. 

  • Espaçadores


Os espaçadores foram criados para facilitar o uso dos dispositivos aerossóis. Existem inúmeros tipos de espaçadores os quais variam  quanto a forma (pêra, cilindro, cone, arredondado), material de fabricação, volume, durabilidade, presença ou não de válvula, sinalizador de fluxo, entre outros.  As principais indicações encontram-se para pacientes com dificuldade de uso dos dispositivos e  redução de efeitos adversos na orofaringe.








Bom pessoal o post ficou longo, mas ainda existem muitos outros dispositivos. Quem ficar com alguma dúvida sobre qualquer dispositivo basta perguntar. Ainda existe a nebulização como forma de administração de medicamentos por via inalatória, mas conversaremos sobre isso em um próximo post. Então até a próxima! Beijos e uma boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário