terça-feira, 6 de agosto de 2013

TRANSTORNO BIPOLAR



     O transtorno bipolar é uma condição crônica (permanece ao longo da vida), caracterizada por episódios de mania, depressivos e mistos. A fase de mania é caracterizada pela hiperatividade, aumento de energia, por uma auto - estima elevada, pela falta de controle, comportamentos precipitados e tendência a distração. Já a fase de depressão caracteriza-se por uma apatia, distúrbios do sono, isolamento, baixa auto - estima e uma tristeza permanente.
    Este transtorno é bastante comum e possui apresentações clínicas complexas, que levam a um prejuízo funcional no paciente e sua família. A doença se manifesta muito frequentemente na fase formativa da vida, o que se traduz em dificuldades interpessoais, educacionais e financeiras. Atualmente é classificada em dois tipos. Tipo I, incidente em torno de 1% da população caracteriza-se por episódios bem definidos de mania e depressão. Tipo II, incidente em torno de 8% da população é dita hipomaníaca, pois os episódios de mania passam muitas vezes desapercebidas pelo paciente e familiares, sendo menos frequentes e intensos.
    O principal fármaco utilizado no tratamento do transtorno bipolar é o carbonato de lítio.

    O carbonato de lítio possui indicações para episódios de mania aguda, depressão maior, profilaxia de episódios maníacos, redução do risco de suicídio, potencializador de antidepressivos em episódios depressivos unipolares. Apresenta rápida absorção oral. Seu mecanismo de ação permanece desconhecido, hoje temos apenas o levantamento de algumas hipóteses. Pessoas que fazem uso de carbonato de lítio devem realizar dosagem plasmática de lítio frequentemente, pois este medicamento possui margem terapêutica estreita. Isso quer dizer a dose efetiva, necessária para o tratamento, é muito próxima da dose tóxica.
    Este medicamento é secretado pela saliva, o que gera um gosto metálico. Além desse efeito gera aumento de apetite, polidipsia (sede), poliúria (volume urinário aumentado), tremores finos. NÃO DEVE SER UTILIZADOS POR CARDIOPATAS, pois altera frequência cardíaca. NÃO DEVE SER UTILIZADOR POR GRÁVIDAS, pois apresenta efeito teratogênico, seu uso somente é autorizado quando o benefício for maior do que o risco.
    Interage com bloqueadores do canal de Cálcio (consulte seu médico e farmacêutico), por exemplo a nifedipina e a anlodipina. Esta interação pode ser fatal devido a uma parada musculatória, a qual pode ser cardíaca, respiratória, entre outros. 
    A RETIRADA deste medicamento deve ser GRADUAL.
    O lítio interfere na fixação de cálcio nos dentes, por este motivo deve-se realizar uma boa higienização bucal. 
    Sempre utilize seu medicamento, mesmo que esteja se sentindo bem, não interrompa sem o conhecimento e o acompanhamento do seu médico.
   

    Reconhecendo os sintomas de uma intoxicação:

- Náuseas e vômitos persistentes
- Diarreia intensa
- Ataxia (falta de coordenação dos movimentos)
- Visão turva
- Zumbidos nos ouvidos
- Tremores crescentes
- Confusão mental

Carregue sempre consigo um cartão de identificação declarando que faz uso de carbonato de lítio.



"Bom pessoal um pouquinho sobre o transtorno bipolar! Espero que tenham gostado, apesar de haver várias recomendações não desistam de fazer o tratamento. Um acompanhamento psicoterapêutico associado a um tratamento farmacológico é importantíssimo para o sucesso terapêutico. Qualquer dúvida deixem nos comentários. Caso alguém queira compartilhar alguma informação ou experiência também se sintam a vontade. Boa noite a todos e até a próxima!"


Um comentário:

  1. Boa tarde!! meu filho tem 4 meses estava usando amoxilina,por conta de ia inflamação na gargantá,porém deu alergia.o médico receitou azitromicina de 8/8hrs, olhei em vários lugares na Internet e está indicando tomar só uma vez no dia,o que devo fazer?

    ResponderExcluir