quarta-feira, 16 de outubro de 2013

OMEPRAZOL X PANTOPRAZOL

     
     Como já foi falado neste blog sobre gastrite, dispepsia e outras situações envolvendo fármacos inibidores da bomba de prótons hoje vamos falar mais especificamente sobre estes dois medicamentos o omeprazol e o pantoprazol.

     Os Inibidores da bomba de prótons são fármacos que inibem a enzima H+, K+ - ATPase gástrica (bomba de prótons) e como consequência diminuem a secreção ácida no estômago. Todos esses inibidores da bomba de prótons são pró-fármacos, ou seja, precisam ser `ativados` em ambiente ácido. 

OMEPRAZOL















     Primeiro da classe atinge biodisponibilidade de até 70% com doses repetidas. Seu tempo de meia vida gira em torno de 30 a 90 minutos. Possui duração de ação de 4 a 72 horas.

     O ideal é ser administrado no mínimo 30 minutos ANTES das refeições.

     Não deve ser utilizado em conjunto com antiácidos. 

     Para quem deseja efeitos imediatos omeprazol não é medicamento de escolha.

     Pessoas com doença hepática grave necessitam avaliar uma redução da dose.

     Quando utilizado por muito tempo sua retirada deve ser gradual, desse modo evita-se hipersecreção de rebote.


PANTOPRAZOL



     Possui rápida absorção e uma biodisponibilidade em torno de 77%. A concentração plasmática máxima é atingida em torno de 2 a 3 horas. Assim como o omeprazol possui alta ligação a proteínas. 
  
    Esse fármaco não sofre acumulação, ou seja, seu perfil farmacocinético é mantido independente do número de dose. Esse fato representa uma vantagem quando pensamos em pessoas com insuficiência renal ou hepático, pois com este perfil não é necessário fazer um ajuste de dose. 
     
    Estudos demonstram que o pantoprazol não apresenta interação com antiácidos e outros medicamentos como digoxina, contraceptivos orais, diazepam, fenitoína, entre outros. Portanto é utilizado como fármaco de escolha em pessoas que necessitam utilizar um grande número de medicamentos.

      Quando utilizado por muito tempo sua retirada deve ser gradual, desse modo evita-se hipersecreção de rebote.


     Tanto omeprazol quanto o pantoprazol possuem eficácia semelhante em doses comparáveis. Quer dizer que ambos exercem efeito no que se propõem. As diferenças são muito pequenas, ligadas mais a uma menor interação. Portanto quando ouvirem que um é melhor do que o outro se questionem: Melhor para quem? Você possui insuficiência renal ou hepática? Você faz uso de muitos medicamentos no seu cotidiano? Se a resposta para estas duas perguntas for não, não existe um motivo para melhor ou pior. 
 Não existe necessariamente um medicamento melhor do que o outro e sim o medicamento certo para você. Que não necessariamente seja o mesmo que para o seu vizinho! Espero que tenham gostado deste post.


Boa noite a todos e até a próxima!!!

93 comentários:

  1. obrigado, resolveu meu dilema.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Ainda não tomei o pantoprazol tem mais contra indicação do que o resultado de tomar tô que os benefícios

      Excluir
  3. Gostei sim, tirou minhas dúvidas certinho, muito obrigada pela sua ajuda. Continue assim sempre ajudando o próximo com seus conhecimentos, Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Meu médico me receitou primeiro o omeprazol e depois receitou o pantoprazol. A única diferença que encontrei entre os dois foi o preço, pois o segundo é bem mais caro! Grata, pelas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda esta tomando? minha duvida e se diminuiu a dosagem mg?

      Excluir
    2. Para quem vai fazer tratamento por 60 dias com dois comprimidos por dia seria mais indicado o pantoprazol? Não tenho problemas renais e nem hepáticos. Porém devido ao tratamento extenso fico pensando q talvez possa me ocasionar algum mal.

      Excluir
  5. Vcs comentaram que quando utilizado por muito tempo sua retirada deve ser gradual, desse modo evita-se hipersecreção de rebote. Mas no meu caso que tenho que usar pelo resto da vida, pois não posso mais fazer cirurgia e preciso controlar minha gastrite com estes medicamentos..o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toma óleo de sucupira ou Espinheira Santa e vai retirando o Omeprazol devagar, aliado a uma boa dieta alimentar, pois quem tem gastrite não pode comer de tudo.

      Excluir
    2. Toma óleo de sucupira ou Espinheira Santa e vai retirando o Omeprazol devagar, aliado a uma boa dieta alimentar, pois quem tem gastrite não pode comer de tudo.

      Excluir
    3. Pega os dois, o Ome e o Panto e põe no lixo. Toma suco de limão com bicarbonato de sódio e fica tudo resolvido e de forma natural.

      Excluir
    4. Você quer matar o cara!

      Excluir
    5. Está certinho quem disse sobre o limão com bicarbonato, tenho tomado em jejum, com um poquinho de água, dizem que cura mesmo.

      Excluir
    6. Isso nunca deve ser feito! Pois quem tem gastrite produz muito acido no estomago,o omeprazol é um antiacido para regular o problema. Se tomar limao vai acabar fazendo uma lesao no estomago pois o limao é extremamente acido. Cuiiiidado

      Excluir
    7. jamais utilizar limao em jejum para gastrite...mesmo com agua. acabei com meu estomago com essa dieta louca.

      Excluir
    8. Pessoal, esquece dieta louca, receitinha de internet (isso inclui um certo médico louco da internet) procure um médico especialista (gastro)!!

      Excluir
  6. ADOREI A RESPOSTA,TAVA NA DUVIDA E FOI BEM ESCLARECIDA ,OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  7. o meu tambem ok so achei diferença foi na conta da farmaçia o eso custou 1.32 eo omo custou 8.54 euros .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o MG GIVER e quem mais interessar: Batata doce é um santo remédio para problemas estomacais. Coma cozida de manhã, ou em suco. Utilize uma xícara de chá de batata picada,a mesma quantidade de couve e um colher de chá de gengivre e um copo de água, bata no liquidificador coe e tome de ã e a noite antes de dormir.

      Excluir
  8. Obrigada pela informação muita esclarecedora.

    ResponderExcluir
  9. Muito esclarecedor.Obrigada!
    Viviane



    ResponderExcluir
  10. Obrigada! Tirou minha dúvida. Posso economizar mais.

    ResponderExcluir
  11. Obg esta em duvida qual seria o melhor, se os dois tem o msm efeitos vou continuar com oq estou tomando

    ResponderExcluir
  12. Tenho refluxo há anos e o omeprazol não resolve meu problema em nada, no entanto, quando tomo pantoprazol nem lembro que tenho essa doença incômoda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho refluxo e hérnia de hiato, vc acha qu terei melhora sem cirurgia? Me responda com sua experiência. Grata.

      Excluir
    2. Também tenho. O médico sugeriu elevar a cabeceira da cama (revistas até 20 cms ou antigas páginas amarelas nos pés da cabeceira da cama) eu aumentei gradativamente e não estranhei. Outra coisa é não engordar, se vc emagrecer de 3 a 5 kg a hérnia de hiato pode até desaparecer. Ao contrário, se engordar a hérnia aumenta.

      Excluir
    3. Se tiverem menos de 50 anos e tuverem oportunidade de operar, operem! Pois se torna algo bem sofrido depois dos 65...70 anos.

      Excluir
  13. Ótimo comentário - faltou responder à pergunta - quando o paciente não pode retirar de uso o pantoprazol em uso há muitos anos e por recomendação médica , como proceder e o que é passível de ocorrer?

    ResponderExcluir
  14. Desculpe doutora, mas não entendi nada, rs, finalmente sao o mesmo medicamento ou não?

    ResponderExcluir
  15. Entendi mto bem essa resposta,usa um ou outro frente ao nosso diagnóstico. Mto obrigado ótima resposta.

    ResponderExcluir
  16. O esclarecimento foi bom mas me deixou uma dúvida: Qual dos dois é mais indicado para a gastrite enematosa?

    ResponderExcluir
  17. Mt bom. Me ajudou bastante. Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Meus amigos, há 14 meses estou tratando de refluxo. Hoje os sintomas que ficaram foi os arrotos e uma agonia na garganta que me leva a engolir saliva o tempo todo. Continuo tomando esomeprazol de 40 mg 1x ao dia e domperidona de 10 mg 3x ao dia. O gastro disse que o meu problema é pirose funcional. Mandou eu parar a medicação e tomar um antidepressivo. Antidepressivos eu já tomo e não parei de tomar as medicações anti-refluxo. Alguém tem alguma sugestão?

    Kleison Duque
    kleisonduque@hotmail.com
    Caruaru-PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo tenho essa sensacao e fui diagnosticado com acalasia.. Valvula do esofago muito fechada.. Terei que fazer cirurgia.. Pois nao consigo comer muito... Embola tudo e as vezes vomito

      Excluir
    2. Trate sua depressão amigo, sei como é difícil, mas tbm sei que é possível vencê-la. Saúde!

      Excluir
    3. Trate sua depressão amigo, sei como é difícil, mas tbm sei que é possível vencê-la. Saúde!

      Excluir
    4. o refluxo pode ser causado pelo anti de pressivo que afrouxa o EIE

      Excluir
    5. Gostaria de sabe ja tomo emeplazol a muito tempo e já estou sintomas de dores no ossos

      Excluir
  19. Meus amigos, há 14 meses estou tratando de refluxo. Hoje os sintomas que ficaram foi os arrotos e uma agonia na garganta que me leva a engolir saliva o tempo todo. Continuo tomando esomeprazol de 40 mg 1x ao dia e domperidona de 10 mg 3x ao dia. O gastro disse que o meu problema é pirose funcional. Mandou eu parar a medicação e tomar um antidepressivo. Antidepressivos eu já tomo e não parei de tomar as medicações anti-refluxo. Alguém tem alguma sugestão?

    Kleison Duque
    kleisonduque@hotmail.com
    Caruaru-PE

    ResponderExcluir
  20. Obrigada eu tenho problema renal então estou usando pantoprazol

    ResponderExcluir
  21. Aff! quantos efeitos colaterais tem essa pantoprazol; tão ruim quanto o omeprazol...

    ResponderExcluir
  22. Estes remédios provocam surgimento de pólipos no estômago? Posso toma-los sem parar? Se paro tudo me faz mal, mas tenho medo dos efeitos colatetais.

    ResponderExcluir
  23. Estes remédios provocam surgimento de pólipos no estômago? Posso toma-los sem parar? Se paro tudo me faz mal, mas tenho medo dos efeitos colatetais.

    ResponderExcluir
  24. Muito útil as informações, obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Muito útil as informações, obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Me ajudou muito nas minhas dúvidas,,,,, obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  27. Me ajudou muito nas minhas dúvidas,,,,, obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  28. Olá pessoal, faço uso do omeprazol à oito anos fui diagnosticado com dispepsia funcional, comecei com 20mg depois passei para 40mg continue a me sentir mal então o medico me receitou pantoprazol,piorei tive que mudar muitos hábitos o melhor de todos parar de fumar melhorei 90% hoje uso apenas 20mg.

    ResponderExcluir
  29. Ola, eu já operei de hérnia de hiato a 21 anos, mesmo assim tenho que tomar estes remédios, já tomei de tudo que imaginarem, nexium de 15 e 30 mg, ompeprazol de 20 e de 40mg 2 vezes ao dia, e pantoprazol de 40mg, e meu primo disse que vou ter que tomar estes remédios para o resto da vida, já me conformei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas drogas se chamam remédio não é por acaso, é pra remediar e não pra curar, vc tem que achar a raiz da doença, se é por causa de bactérias, vírus ou protozoários e tem que mudar o modo de comer, aí seu corpo te mostrará o caminho da cura, sem cirurgia e sem tomar remédios a vida toda.

      Excluir
    2. Essas drogas se chamam remédio não é por acaso, é pra remediar e não pra curar, vc tem que achar a raiz da doença, se é por causa de bactérias, vírus ou protozoários e tem que mudar o modo de comer, aí seu corpo te mostrará o caminho da cura, sem cirurgia e sem tomar remédios a vida toda.

      Excluir
  30. vou falar uma coisa e espero que ajude alguem.. tomo a mais de 10 anos o omeprazol.. estudos estao sendo feitos e verificaram que o uso a longo prazo pode causar demencia e deficiencia de absorsao de b-12.. a 3 meses resolvi parar.. acho q nao podemos mais ser refens destes medicamentos.. fui no medico e ele nao gostou da ideia.. mas parei.. comecei reduzindo de 1 dia sim e 1 dia nao... intercalando a cada 2 dias.. no 3 dis sem.. ja estava com muita dor e rouquidao.. provocado pela azia.. mas estou firme e aos poucos meu organismo tem q se acostumar sem esta porcaria.,,, porque a bomba inibidora .. faz isso mesmo.. inibe a producao do suco gastrico e depois fica tudo desregulado.. tomar muito liquido.. comer bemm pouco com intervalo de 3 horas tem ajudado... nao vou desistir.. é uma pena que poucos tenham força de vontade assim.. mas aliei tambem o exercicio como natacao.. e ioga e reiki p manter meu nivel de estress controlado.. me recuso a me conformar em ter que tomar esta porcaria o resto da vida... tenho dispepsia cronica e refluxo para piorar.. mas posso dizer realmente que estou tendo progresso.. por isso força a todos que querem ter uma vida mais saudavel.. e natural..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existem estudos científicos que comprovem essa afirmação para o uso do omeprazol.
      Melhoras!

      Excluir
    2. Parabéns, anônimo. Essa porcaria de omeprazol é proibida em vários países do mundo. Toma suco de limão já em jejum com bicarbonado de sódio e você verá resultados maravilhosos. Se durante o dia sentir azia, bicarbonato com água mesmo. Passa. Você sabia que o pâncreas produz bicarbonato de sódio, após feita a digestão? Quer dizer, cura natural: limão e bicarbonato.

      Excluir
    3. Olá anônimo, conseguiu parar de vez o omeprazol ?

      Excluir
  31. OMEPRAZOL E A MESMA PANTOCAL

    ResponderExcluir
  32. Tomei pantoprazol e engordei 5 kilos em um mês, parei de tomar, quando voltei a tomar 3 meses depois engordei um kilo em 3 dias...o omeprazol não muda em nada meu peso. e li que isso acontece com muita gente.

    ResponderExcluir
  33. Tomei pantoprazol e engordei 5 kilos em um mês, parei de tomar, quando voltei a tomar 3 meses depois engordei um kilo em 3 dias...o omeprazol não muda em nada meu peso. e li que isso acontece com muita gente.

    ResponderExcluir
  34. Olá. Eu gostaria de esclarecer umas dúvidas. Aqueles que sofrem de pangastrite devem usar qual medicamento? Omeprazol ou Pantoprazol? Eu já perdi muito peso por causa dessa doença e quase alcancei o ponto de estar abaixo do peso - o que devo fazer nesse caso?

    ResponderExcluir
  35. Olá pessoal! Tambem ando sofrendo muito com varios sintomas horriveis , mas o pior é na garganta... a sensaçao que tem algo preso é horrivel... agora ate acordo com essa sensaçao... o gastro pediu uma endoscopia, so que aqui na minha cidade nao esta fazendo pelo sus, e pra pagar é 350 reais que agora nao tenho tambem... a medica me receitou omeprazol em jejum e domperidona duas x por dia... e sinceramente nao esta resolvendo nada ! Ando muito nervosa e preocupada, pois pode ser refluxo, mas tambem pode nao ser... so o exame pra confirmar ... e eu nao tenho como fazer , isso me deixa muito nervosa...
    Força a todos nós !
    Um abraçao gente ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser refluxo mesmo... mude a sua dieta e vá de omeprazol, você vai melhorar em algumas semana. Tente evitar a ansiedade e nervosismo pois agrava o problema, mantenha sua fé.

      Excluir
  36. Resposta não diz nada de nada qual a diferença entre os dois????

    ResponderExcluir
  37. Tenho gastrite e refluxo comprovados mudei a dieta já tomei várias caixas de pantoprazol e domperidona e nada de melhora já há 5 meses

    ResponderExcluir
  38. Fui diagnosticada com esofagite erosiva e tomo o TECTA de 40 a quatro meses e nada resolve essa sensação e algo estranho na garganta e ja perdi 10 kg e ñ sei mais o q fazer. Alguém pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomei tecta não desapareceu os sintomas mas qndo fiz outra endoscopia era moderada virou leve a pangastrite e a esofagite sumiu mas os sintomas do refluxo continuaram so melhorou com omeprazol e domperidona pois Pantoprazol não tirou os sintomss

      Excluir
    2. Eu tomei tecta não desapareceu os sintomas mas qndo fiz outra endoscopia era moderada virou leve a pangastrite e a esofagite sumiu mas os sintomas do refluxo continuaram so melhorou com omeprazol e domperidona pois Pantoprazol não tirou os sintomss

      Excluir
    3. Eu fiquei 2anos com a sensação de algo preso na garganta depois sumiu era refluxo

      Excluir
  39. O legal que o povo se ajuda ou ao menos tenta, com suas experiências. Eu sou o tipo de cara que não gosta de tomar remédio a não ser quando fica insuportável, comecei a tomar pantoprazol de 40 mg a 4 dias, médico receitou por 2 meses e achei meio muito hehe por isso fui procurar saber. Como muito e algumas meses atrás comecei sentir muita fome, tive uma distensão muscular na coluna e além de ter que parar com exercícios por dias e dias, o ortopedista passou 3 remédios (um deles com paracetamol) e fudeu meu estômago, eu tb estava preparando para concurso e a ansiedade caiu matando, comi dois hambúrguer numa noite e fui dormir, resultado é esse agora... Estômago com pangastrite (inflamação interna do estômago) . Galera, vamos melhoras alimentação e mastigar mais, hábito saudável pra não depender de remédio, eles melhoram uma coisa e ferram outra, nosso corpo é muito frágil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tomando esse Remedio e so esta me fando mal esse no na garganta e muito ruim ja perdi 2 k vou parar e ficar na dieta e no cha de ispinheira santa que e muito bom mas não pode tomar todo dia tem que ter um intervalo de um mes sempre assim comer de 3 em 3 horas

      Excluir
  40. Obrigada . Entendi a diferença agora do Pantoprazol e Omeprazol..

    ResponderExcluir
  41. Obrigada . Entendi a diferença agora do Pantoprazol e Omeprazol..

    ResponderExcluir
  42. Estava tomando o pantógrafo e tive uma alergia horrível durante o tratamento. Este hoje não sei se foi o pantógrafo. Alguém sabe me explicar se isso pode acontecer? Fiquei com o corpo todo embolado e coando. Foi terrível.

    ResponderExcluir
  43. 1 limão de manhã com água. Diete saudável. Nada de alimento gorduroso. Coma aveia. Bastante água. Exercício físico. E controle o stress. Pronto está curado. Nada de cigarro e cerveja e nem café.

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde, ziprol também é mesma coisa que omeprazol e pantoprazol?

    ResponderExcluir
  45. Existe correlação do uso a longo-prazo do omeprazol e alzheimer?

    ResponderExcluir
  46. Hummm interessante, nunca pensei nesse aspecto, parabéns pela matéria.
    Algumas coisas sobre o omeprazol que eu li e achei bem legal foi nesse site, explica muito bem algumas dúvidas que eu tinha.

    ResponderExcluir
  47. Olá fiz enescopia tenho hiato com pequeno alargado!!gastrite ..h pilory
    ..sinto dores tipo cólica abdominais. Lado do estômago direto ..nao tenho refluxo.

    ResponderExcluir
  48. Caramba pensei que só eu estava bichada do estômago, tem uma galera

    ResponderExcluir
  49. Há dois anos fui diagnosticada com gastrite, refluxo e propensão a hérnia se hiato, usei Omeprazol por uns três meses e fiquei bem, agora voltou, estou exausta! Tenho certeza que é emocional, sou professora, o estresse anda alto, estou emagrecendo, pois nao consigo comer quase nada. Me sinto refém do refluxo,essa noite mal dormi! Não é possível que nao haja um jeito de se livrar disso.
    Me esclareceu a diferença, obrigada.

    ResponderExcluir
  50. O pantoprazol sódico sesqui-hidratado engorda mesmo?

    ResponderExcluir
  51. Eu estou com refluxo a mais de um dia estava bem com ranididina fui em colsulta a medica me passou pantoprazol e agora estou com refluxo oque fasso estou com muita dor na garganta

    ResponderExcluir