sábado, 2 de novembro de 2013

INFECÇÕES DO TRATO URINARIO RECORRENTES

      Como eu havia prometido a vocês hoje venho conversar sobre as infecções urinárias recorrentes. Já havia comentado que este é um problema que eu tenho tida a alguns anos e hoje justamente, comecei a apresentar novamente aqueles velhos sintomas. Desse modo posso compartilhar com vocês um pouco dessa história!
     As infecções do trato urinário recorrentes caracterizam-se pela presença de dois ou mais episódios de infecção urinária  em seis meses, ou mais episódios em um ano após a cura da primeira infecção.
    Segundo a sociedade brasileira de infectologia , nefrologia e urologia o tratamento clássico se faz com antibiótico-profilaxia  em diferentes esquemas sendo eles: contínuo, pós coito (após relação sexual) ou auto-tratamento. Existem ainda as chamadas terapias profiláticas alternativas que também abordaremos um pouco a frente.

    1.  Antibiótico-profilaxia CONTÍNUA X Antibiótico-profilaxia PÓS COITO

     Este com toda certeza é o método mais eficaz na prevenção de infecções urinárias recorrentes. Consiste basicamente na administração de baixas doses de antibióticos.
       Na forma contínua utiliza-se antibióticos (em baixas doses) todos os dias ao longo de um determinado tempo. As opções mais comuns são a nitrofurantoína (100 mg/dia) seguida do clotrimoxazol e de quinolonas (norfloxacino 200 - 400 mg/dia, ciprofloxacino 250 mg/dia). A duração da profilaxia deve ser de no mínimo 6 meses e ao final deste período deve-se solicitar um exame chamado urocultura.

       Na forma de pós coito, utiliza-se dose única do antibiótico antes ou após a relação sexual. Os mesmos citados anteriormente na forma contínua. Esta forma de tratamento é tão eficaz quanto na forma contínua, porém pessoas que possuem atividade sexual com frequência diária deve preferir a forma de tratamento contínuo. Não utilize vários comprimidos por dia do antibiótico, lembre-se estamos falando em prevenção e no uso de doses baixas.

2. Terapias profiláticas alternativas

     - Cranberry 




     




     O Cranberry é uma fruta vermelha de sabor azedo cultivada em alguns países da América do Norte. Estudos demostram que esta fruta possui a capacidade de reduzir em torno de 80% a aderência bacteriana no urotélio, devido a presença de uma substância chamada protocianidina tipo A. 

    Já tentei utilizar este tratamento, para mim não demonstrou grande efetividade, continuei tendo com a mesma frequência as infecções. Porém eu utilizava 2 cápsulas 1 vez ao dia após o almoço. Observando as recomendações verifiquei que fala-se em uma utilização de 2 cápsulas três vezes ao dia após as refeições.  Vou procurar me informar mais e posteriormente conversamos um pouco mais...


    - Estrogênio transvaginal

     Esta é uma recomendação direcionada para mulheres  idosas. As infecções urinárias são comuns nessas mulheres devido a alterações hormonais induzidas pela menopausa e que alteram a microbiota vaginal. 

    - Lisado bacteriano de E. coli




     O extrato de E. coli consiste em um extrato purificado de 18 espécies de E coli.  A dose recomendada é de um comprimido por dia por 3 meses.
     Estou atualmente realizando este tratamento. Estou no ultimo mês. Notei realmente uma diminuição na frequência das infecções, porém elas ainda ocorrem. Eu estava tendo 1 infecção a cada 15 dias aproximadamente e utilizando o medicamento até agora tive 2 episódios.

     - Probióticos

     Atualmente fala-se na utilização de lactobacillus na prevenção da infecção urinária recorrente devido a sua predominância na microbiota urogenital de uma mulher sadia. Porém como esta utilização é relativamente recente, ainda não se obteve resultados concretos sobre sua eficácia.


Bom pessoal é isso o que temos atualmente como tratamento. Eu sei por experiência própria como é incomodo, como atrapalha nosso dia a dia estar constantemente com dor. Como falei com vocês já tentei algumas terapias alternativas na tentativa de reduzir a utilização de antibióticos. Acredito que valha a pena tentar. Já realizei também a profilaxia com antibiótico de uso contínuo, o numero de infecções reduziu muito porém ainda aconteciam. Continuo procurando alternativas que possam me ajudar. Se você também está passando por isso não deixe de nos contar sua história.

Obrigada a todas e um ótimo final de semana!

6 comentários:

  1. Olá estou mesma situação, sofrendo a meses com infeções recorrentes.

    ResponderExcluir
  2. Justo o que eu procurava sobre profilaxia

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse problema as 2 anos e 3 meses não Sara de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
  4. COMO EU ME CUREI DO VÍRUS DE HERPES.

    Olá pessoal, estou aqui para dar meu testemunho sobre um herbalista chamado Dr. imoloa. Eu estava infectado com o vírus herpes simplex 2 em 2013, fui a muitos hospitais para curar, mas não havia solução, então estava pensando em como conseguir uma solução para que meu corpo possa ficar bem. um dia, eu estava na piscina, navegando e pensando onde conseguir uma solução. Eu passo por muitos sites onde vi tantos testemunhos sobre o Dr. Imoloa sobre como ele os curou. eu não acreditava, mas decidi experimentá-lo, entrei em contato com ele e ele preparou o herpes para mim, que recebi através do serviço de correio da DHL. tomei por duas semanas depois, em seguida, ele me instruiu a ir para o check-up, após o teste, foi confirmado herpes negativo. sou tão livre e feliz. portanto, se você tiver algum problema ou estiver infectado com alguma doença, entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. ou / whatssapp - + 2347081986098.
    Esse testemunho serve como expressão de minha gratidão. ele também tem
    cura à base de plantas para, FEBRE, DOR CORPORAL, DIARRÉIA, ÚLCERA DA BOCA, FATIGUE DE CÂNCER DE BOCA, DORES MUSCULARES, LÚPUS, CÂNCER DE PELE, CÂNCER DE PÊNIS, CÂNCER DE MAMA, CÂNCER DE PÂNICO, DOENÇA RENAL, CANCRO VAGINAL, CANCER VAGINAL, CANCRO DOENÇA DE POLIO, DOENÇA DE PARKINSON, DOENÇA DE ALZHEIMER, DOENÇA DE BULÍMIA, DOENÇA INFLAMATÓRIA DE DOENÇAS FIBROSE CÍSTICA, ESQUIZOFRENIA, ÚLCERA CORNEAL, EPILEPSIA, ESPETO DE ÁLCOOL FETAL, LICHEN, PLANTIA, CLÍNICA DE SAÚDE / AIDS, DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA, DOENÇA CARDIOVASCULAR, NEOPLASIAS, TRANSTORNO MENTAL E COMPORTAMENTAL, CLAMÍDIA, VÍRUS ZIKA, ENFISEMA, TUBERCULOSE, BAIXO CONTAGEM ESPÉCIE, ENZIMA, INFORMÁTICA, BARRIGA, DISTRIBUIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO EREÇÃO, ALARGAMENTO DO PÊNIS. E ASSIM POR DIANTE.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde a onde eu encontro para compra o medico receito para minha mae de 6mg

    ResponderExcluir