domingo, 1 de dezembro de 2013

CASPA? TÔ FORA !!!





     Muitos mais comum do que parece, a caspa se enquadra na classe de dermatites seborreicas. Acomete 18% da população mundial em especial adolescentes e adultos jovens. 

     Consiste em uma alteração crônica cutânea, NÃO CONTAGIOSA e recorrente, apresentando inflamação nas áreas de pele onde existe um número maior de glândulas sebáceas. As principais características consistem em placas descamativas, coceira, vermelhidão, podendo chegar em casos mais graves a formação de pápulas e exsudato. Pode causar ainda a queda de cabelos! 

          A presença da caspa depende de uma suceptilidade gênica associada a hábitos de vida. O sebo da pele permite o crescimento de um fungo que temos normalmente em nossa pele. Esse fungo é chamado de Malassezia sp. 

       Acomete mais homens do que mulheres, pessoas portadores de HIV, Parkinsonianos, pessoas que possuem trauma crânio encefálico, alcoolistas e diabéticos.  No inverso costuma agravar-se devido a situações de estresse emocional, ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, banhos quentes e talvez em alguns casos a uma frequência na higiene pessoal diminuída.

TRATAMENTO

        Precisamos deixar bem claro que esta é uma situação crônica, ou seja, após o tratamento podem ocorrer recidivas. O objetivo desse tratamento está no controle da inflamação, da proliferação do micro-organismo e da oleosidade.

Xampus antiproliferativos:

     Causam redução da descamação da pele. 

    - Alcatrão de hulha (coaltar)
    - Sulfeto de selênio (1 e 2,5%)
    - Piritionato de zinco (1 e 2%)

Preciso dizer que os xampus de coaltar e sulfeto de selênio apresentam odor forte. 
Sulfeto de selênio e Piritionato de zinco apresentam também ação antifúngica.




         
Xampus Antifúngicos      

São aqueles que irão combater o fungo (Malassezia sp).

- Cetoconazol a 2%
- Ciclopirox a 1%
- Sulfeto de Selênio
- Pirotionato de zinco





Xampus Ceratolíticos

Provocam remoção das escamas aderentes.

- Ácido salicílico (2 a 6%)
- Com ou sem enxofre (2 a 5%)




Xampus com anti-inflamatório

- Propionato de clobetasol




      Nos casos mais graves onde o uso tópico não obteve bons resultados pode-se utilizar antifúngicos por via oral como:

- cetoconazol 200 mg/dia por 14 dias
- itraconazol 100 mg/dia por 21 dias
- terbinafina 250 mg/dia por 4 semanas


     
Vale lembrar que estes medicamentos podem ser manipulados e dessa forma acrescentado mais de um princípio ativo no mesmo xampu. A combinação de várias classes ou terapia rotacional são as opções que produzem mais eficácia e menos recidivas. Outra dica fica em tomar banhos mornos a frios a fim de diminuir a produção de sebo.

Obrigada pela atenção e bom domingo a todos!

6 comentários:

  1. Boa tarde Jessica. Por favor você poderia me orientar em quanto a um shampoo contra a dermatite seborreica . Já usei cetoconazol mas meu cabelo é comprido e loiro então fica muito resecado. Gostaria fazer um nas farmácias de manipulação para ver se da certo. Tem como me ajudar. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Jéssica,
    Bom dia!
    Estou em busca do shampoo Polytar há mto tempo e me parece que ele saiu de linha. É possivel manipular um shampoo com as mesmas propriedades, mais especificamente o alcatrão de ullha?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Jéssica,
    Bom dia!
    Estou em busca do shampoo Polytar há mto tempo e me parece que ele saiu de linha. É possivel manipular um shampoo com as mesmas propriedades, mais especificamente o alcatrão de ullha?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Quanto tempo em média o sulfeto de selênio sabonete faz efeito para pano branco ?

    ResponderExcluir
  5. Itraconazol é ótimo resolveu meu problema tomei por 4 dias uma vez por semana

    ResponderExcluir
  6. COMO EU ME CUREI DO VÍRUS DE HERPES.

    Olá pessoal, estou aqui para dar meu testemunho sobre um herbalista chamado Dr. imoloa. Eu estava infectado com o vírus herpes simplex 2 em 2013, fui a muitos hospitais para curar, mas não havia solução, então estava pensando em como conseguir uma solução para que meu corpo possa ficar bem. um dia, eu estava na piscina, navegando e pensando onde conseguir uma solução. Eu passo por muitos sites onde vi tantos testemunhos sobre o Dr. Imoloa sobre como ele os curou. eu não acreditava, mas decidi experimentá-lo, entrei em contato com ele e ele preparou o herpes para mim, que recebi através do serviço de correio da DHL. tomei por duas semanas depois, em seguida, ele me instruiu a ir para o check-up, após o teste, foi confirmado herpes negativo. sou tão livre e feliz. portanto, se você tiver algum problema ou estiver infectado com alguma doença, entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. ou / whatssapp - 2347081986098.
    Esse testemunho serve como expressão de minha gratidão. ele também tem
    cura à base de plantas para, FEBRE, DOR CORPORAL, DIARRÉIA, ÚLCERA DA BOCA, FATIGUE DE CÂNCER DE BOCA, DORES MUSCULARES, LÚPUS, CÂNCER DE PELE, CÂNCER DE PÊNIS, CÂNCER DE MAMA, CÂNCER DE PÂNICO, DOENÇA RENAL, CANCRO VAGINAL, CANCER VAGINAL, CANCRO DOENÇA DE POLIO, DOENÇA DE PARKINSON, DOENÇA DE ALZHEIMER, DOENÇA DE BULÍMIA, DOENÇA INFLAMATÓRIA DE DOENÇAS FIBROSE CÍSTICA, ESQUIZOFRENIA, ÚLCERA CORNEAL, EPILEPSIA, ESPETO DE ÁLCOOL FETAL, LICHEN, PLANTIA, CLÍNICA DE SAÚDE / AIDS, DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA, DOENÇA CARDIOVASCULAR, NEOPLASIAS, TRANSTORNO MENTAL E COMPORTAMENTAL, CLAMÍDIA, VÍRUS ZIKA, ENFISEMA, TUBERCULOSE, BAIXO CONTAGEM ESPÉCIE, ENZIMA, INFORMÁTICA, BARRIGA, DISTRIBUIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO EREÇÃO, ALARGAMENTO DO PÊNIS. E ASSIM POR DIANTE.

    ResponderExcluir