sábado, 4 de janeiro de 2014

Gonorréia


Devido ao volume de perguntas sobre gonorreia nos últimos 2 meses, hoje venho falar um pouco mais sobre esta doença. 

A Gonorreia é uma doença infecciosa do trato urogenital, causado por uma bactéria denominada Neisséria gonorrhoeae. Esta bactéria consiste em um diplococo gram negativo. A faixa etária mais acometida situa-se entre 15 e 35 anos. Transmitida por contato sexual ou perinatal.

Após contato sexual e vencidas as barreiras de defesa do nosso organismo, em um período de incubação de 2 a 5 dias a infecção evoluirá para doença. No homem a uretrite consiste na manifestação predominante. Os principais sintomas incluem corrimento uretral, disúria (dor, dificuldade para urinar). Uma pequena proporção permanece assintomática. Na mulher muitas permanecem assintomáticas, ou quando ocorre algum sintoma, este é muito pequeno. Fato que geralmente não leva a procura por médicos. 

         No reto geralmente a infecção permanece assintomática, porém em alguns casos ocorre dor, coceira, sangramento, secreções purulentas. 

        Em raros casos ocorre a gonorreia disseminada, onde pode haver agravações como meningite, endocardite, osteomielite, entre outros.

     O diagnóstico ocorre por cultura e microscopia.  Posteriormente recomenda-se a realização de antibiograma para delinear o melhor tratamento.

TRATAMENTO

      Estudos demonstram que a infecção por gonorreia comumente é acompanhada de uma infecção concomitante com Chlamydia trachomatis
      Recomenda-se como terapia inicial um desses quatro esquemas:
      - ceftriaxoma 250 mg intramuscular;
      - cefixime 400 mg via oral;
      - ciprofloxacino 500mg via oral;
      - ofloxacina 400 mg via oral;
     Todos administrados em dose única.

     Ciprofloxacino e ofloxacina não devem ser usados por gestantes.
    Recomenda-se ainda um tratamento concomitante pra a Chlamydia trachomatis. Além disso uma segunda droga pode reduzir o potencial de seleção dos gonococos. Os esquemas recomendados são doxiciclina 100 mg de 12 em 12 horas via oral por 7 dias ou dose única de 1 g via oral.

    Pacientes com infecção gonocócica disseminada devem ser tratados inicialmente com ceftriaxona 1 g intravenoso ou intramuscular por 14 dias.

      Além disso não se deve esquecer de tratar o parceiro sexual também!




Vale lembrar que a prevenção é o melhor remédio, cuide-se. Use camisinha.
Qualquer dúvida, basta deixar nos comentários.
Feliz ano novo a todos e até a próxima!



Um comentário: